* Por Aaron Ross
O sentimento de comparação é mais comum do que você imagina e se você ainda não sentiu isso, provavelmente um dia irá sentir. Começam a aparecer notícias de empresas que atuam com as mesmas tecnologias ou startups que você admira receberem grandes aportes e você sente ciúmes disso tudo. Afinal de contas, por que não está acontecendo com você?
Baseado no que leu no mercado e nesse desconforto, após alguns dias sem dormir, você acha que é a hora de mudar tudo no seu negócio.
Acreditar que o sucesso de um concorrente ou de uma empresa do mercado “mais famosa” é um bom motivo para agir, é apenas uma ilusão que vai tirar o foco do que realmente importa.
Ok, eu sei que algumas vezes o mercado muda e o que acontece faz nosso negócio mudar para melhor, mas como diferenciar a ansiedade e a necessidade de realmente agir?
Quando estamos no começo, temos poucos dados, poucas métricas, clientes mudando, churn … ahhh tanta coisa!
Mas “comparar e se desesperar” só gera um jogo sem vitórias consigo mesmo.
O melhor a se fazer nessas horas é deixar com que essa ansiedade ou ciúme de que outras pessoas estão alcançando mais resultados alimente uma ambição positiva. Faça algo depois que sentir isso, mas antes “mudar de estação” pode te ajudar se esse desconforto não é só ansiedade.
Pense em tudo aquilo que você já fez de bom no seu negócio, na sua vida é bem melhor do que ser engolido por uma sombra de algo que você não sabe se existe ou se acontecesse com você realmente seria bom agora.
Eu sei, às vezes a sua intuição pode ter ficado “ligada” depois do que leu por aí, e sim, pode ser realmente a hora de rever as coisas.
Procurar sinais internos é melhor do que se deixar levar pela ilusão que os ciúmes geram em você.
Por exemplo: é muito comum ter problemas com alguns tipos de clientes quando começamos uma startup. Sua carteira de clientes possui grandes empresas, mas elas fazem pequenas transações com você.
Isso sim é algo para estabelecer um plano de ação: melhorar seu produto, treinar mais seu time de vendas, mudar a mensagem do seu marketing.
Mas eu sei também que é desafiador, principalmente depois da pandemia, realmente se comprometer com algo e conseguir ir até o fim.
Estamos cansados.
Estabelecer “eventos” ou “prazos” para começar realmente a fazer algo relevante esse foco no que importa em prática é essencial.
Por exemplo, se quero desenvolver um novo pitch de produto vou bloquear um tempo com o time para discutir ideias, um período para refletir sobre isso e outro para fazer testes.
Se quero tornar minha startup mais conhecida, devo colocar uma meta: participar de um evento palestrando gratuitamente em até três meses.
Isso também é válido para seus objetivos pessoais. Quer se sentir mais saudável? Comece se inscrevendo em uma meia maratona. Automaticamente você começará a olhar mais para a saúde e em como se preparar.
Queimar a ponte e executar é bem mais útil do que se comparar e viver das ilusões.
* Aaron Ross é autor, consultor, empresário e professor de negócios de sucesso de vendas. Foi responsável pelo desenvolvimento da metodologia Calling 2.0, que revolucionou o processo de vendas do Salesforce.com.
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