* Por Yago Almeida
Desde dezembro de 2019, surgiu no mundo o primeiro caso do novo coronavírus, na China, e rapidamente se espalhou por todo o mundo e passou a ser conhecido como covid-19. Passamos a ficar isolados em casa, vendo da TV e sites de notícias milhares de vidas sendo perdidas em todo o planeta e outras milhares sendo infectadas.
No Brasil, passamos a sentir os impactos em março de 2020 e há reflexos até agora, mesmo com alguns estados abrindo novas frentes de flexibilizações. Com a obrigatoriedade de ficarmos em casa, muitas empresas fecharam suas portas e milhares de pessoas perderam seus empregos.
Um dos setores mais impactados foi o automotivo. Segundo um estudo da Bain & Company, o mercado mundial de autopeças deve registrar uma queda de 15% nas vendas de 2020. Entre 2021 e 2025 o segmento deverá sofrer uma variação negativa entre 4% e 8% na comparação com as projeções anteriores.
Para não quebrar de vez, muitos empresários passaram a atuar por meio de soluções digitais, com atendimento online e entregas remotas. Aqui na Olho no Carro temos discutido muito sobre quais serão os rumos do ‘novo normal’ em nosso setor.
Vou listar aqui algumas ideias de futuro:
– Modelos online de test-drive: com a aplicação da tecnologia e criação de inovações diversas, será possível fazer verdadeiros tours dentro dos carros, como se tivesse fazendo o test-drive pessoalmente;
– Digitalização de documentos: os dias para documentos físicos está contado. No novo mundo que vivemos não há mais sentido para o uso do papel, que gera custos excessivos. Acredito que tanto a documentação do carros quanto dos motoristas deverá ser por meio de QR Codes;
– Baixa de preços: diante das quedas acentuadas, acredito que muitas montadoras deverão criar promoções e oferecer preços mais baixos, justamente para superar o desafio presente e convencer o cliente a investir em um novo carro;
– Eficiência energética: esse tema está em voga há alguns anos e daqui em diante será ainda mais presente no setor automotivo. As grandes empresas devem criar ainda mais mecanismos para gerar produtos e soluções que sejam eficientes e ao mesmo tempo não agridam o meio ambiente.
E para você, quais serão os passos nesse novo normal?
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.