* Por Yago Almeida
Já estamos em outubro e o ano de 2020 parece que passou em um piscar de olhos, não é mesmo?! Isso porque, em minha opinião, foram muitos, inusitados e inacreditáveis os acontecimentos desse ano. Para começar, tivemos um dos momentos mais dramáticos de nossas vidas: uma pandemia.
Com ela, além dos seríssimos e tristes acontecimentos na área da saúde, tivemos fortes impactos em setores essenciais para que nosso país pudesse se desenvolver, como a indústria de alimentos, farmacêutica, de automóveis, de eventos e tantas outras.
Infelizmente, não foram poucas as empresas que se viram obrigadas a fecharem suas portas e demitir funcionários que estavam há anos na casa. Temos passado por tudo isso desde março de 2020 e agora, em outubro, começamos a ver uma tímida retomada da chamada ‘vida normal’.
Por isso, para esse momento, proponho pensarmos em alternativas para que nós, empreendedores, possamos fechar o ano no azul, mesmo em momentos de crise. Precisamos, agora mais do que nunca, nos unirmos e encontrarmos caminhos para ajudar nossos negócios e, consequentemente, nosso país.
O que acha das ideias abaixo?
– (re) planeje todo seu negócio: imagino que assim como nós aqui na Olho no Carro, você tenha criado um plano de negócios para alavancar vendas ou fidelizar clientes e aumentar o faturamento. Mas, diante das mudanças impostas, esse é o momento ideal para rever esse plano, abrir mão de ações megalomaníacas e encontrar no simples o caminho ideal para entregar um produto ou serviço de qualidade;
– aposte (de uma vez por todas) no digital: a pandemia nos forçou a entender que o mundo é digital e precisamos nos adaptar a ele, caso queiramos que nossas empresas decolem. Por isso, abra mão das antigas planilhas ou de ficar apostando apenas em lojas físicas. O consumidor ficou ‘proibido’ de sair de casa, mas não de comprar. Portanto, siga as tendências e aposte no mundo online;
– (re) negocie: a palavra de ordem para fechar 2020 de forma saudável é flexibilidade. Isso é tanto de você para com seus colaboradores, quanto para suas relações com fornecedores, empresas de logísticas e etc. Por isso, marque conversas sinceras, seja honesto e refaça propostas para negociar dívidas ou prazos.
E você, o que tem feito para fechar 2020 no azul?
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.