* Por Ricardo Martins
A publicidade no LinkedIn é um componente essencial do marketing digital B2B e parte integrante de uma estratégia eficaz focada em crescimento das vendas. Pesquisas indicam que 4 de 5 usuários do LinkedIn são influenciadores ou tomadores de decisão em negócios.
Então, qual é o tipo certo de anúncio para alcançá-los de maneira eficaz? Antes de avaliar adequadamente qual formato de anúncio do LinkedIn é melhor para você, é importante levar em consideração três aspectos importantes: metas, público-alvo e orçamento.
Qual o objetivo da sua campanha?
Você precisa aumentar o reconhecimento da marca ou gerar mais leads? Talvez você queira se posicionar como um influenciador em seu setor e fortalecer sua reputação. Ser claro sobre o objetivo que você procura é a primeira coisa que precisa considerar para escolher o tipo certo de anúncio no LinkedIn.
Quem é o seu público?
Para exibir um anúncio no LinkedIn, você deve definir o público-alvo. Como em qualquer publicidade, quanto melhor entender suas personas de comprador, mais eficaz será sua segmentação. No LinkedIn, você pode segmentar por setor, cargo, empresa, local, grau de estudo, nível de habilidade e muito mais.
Quanto você precisa investir?
Não existe um custo definido para a exibição de um anúncio ou campanha no LinkedIn. Em vez disso, os anúncios são vendidos em leilão, onde você faz lances contra outras empresas que tentam anunciar para o mesmo público.
Existem três modelos de preços oferecidos para anúncios no LinkedIn:
1 – Com o custo por 1.000 impressões (CPM), você paga com base em quantas pessoas veem seu anúncio. O CPM é a melhor opção quando seu objetivo é aumentar a conscientização.
2 – Com o Custo por Clique (CPC), você paga apenas quando alguém clicar no seu anúncio. O CPC pode variar de R﹩ 0,30 a R﹩ 300,00. Tudo dependerá da estratégia definida.
3 – Com o Custo por Envio (CPS), você paga apenas pelas mensagens do InMail que são entregues com sucesso. O CPS é uma boa opção para gerar registros e downloads.
Tipos de anúncio do Linkedin que geram resultados
Anúncios de texto: Os anúncios de texto no LinkedIn são semelhantes aos anúncios de texto que você vê nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Você pode executar versões diferentes dos seus anúncios para testar qual é o melhor desempenho.
Conteúdo Patrocinado: Esses anúncios são exibidos diretamente no feed de notícias com o restante do conteúdo que os membros do Linkedin estão postando e compartilhando. Eles geralmente são descritos como versões ampliadas das postagens orgânicas que você faz na página da sua empresa.
Campanhas de mensagens: O InMail patrocinado entrega mensagens personalizadas ao centro de mensagens do LinkedIn do seu público (semelhante à sua caixa de entrada de e-mail). Eles contêm uma imagem de banner, saudação personalizada, texto que pode conter um link e um botão de call to action. Você pode executar versões diferentes de cada anúncio para testar a eficácia.
Um forte argumento para o LinkedIn: Recapitulando, se um serviço pudesse oferecer mais leads para seus negócios, melhores conversões nesses leads e um ótimo ROI em seus esforços, faria sentido incorporá-lo à sua estratégia de marketing, certo?
É importante lembrar os seguintes pontos:
1 – A página da sua empresa permite que você crie uma primeira impressão atraente. Otimize e aperfeiçoe sempre;
2 – Um conteúdo excelente e valioso publicado regularmente com certeza ajudará a diminuir seu ciclo de vendas;
3 – Use os recursos avançados de pesquisa para iniciar conversas com possíveis clientes;
4 – Depois de conhecer e se sentir confortável com a plataforma, use os recursos pagos para impulsionar o seu negócio.
O LinkedIn é um recurso maravilhoso para ser utilizado como uma ferramenta de marketing. Embora o que fornecemos seja uma abordagem bastante “de alta performance” para o LinkedIn, ele oferece muito espaço para testar e experimentar para encontrar o ajuste certo para a estratégia de marketing da sua empresa. Embora o LinkedIn seja uma ótima ferramenta, ter uma estratégia de marketing abrangente e bem definida é importante para qualquer empresa interessada nas mídias sociais.
*Ricardo Martins é CEO e principal estrategista da TRIWI.