Uma estratégia essencial para atrair novos clientes é diminuir os custos de frete e oferecer opções de envios mais, pois, em um cenário em que diversas empresas vêm investindo em agilizar entregas, esses são fatores essenciais para manter a competitividade.
A Black Friday é considerada a maior ação de vendas anual do mundo. O evento teve sua primeira edição no Brasil em 2010 e, desde então, ganhou popularidade entre os consumidores brasileiros. Entretanto, ainda há alguns problemas que os varejistas encontram, e a entrega é um deles: de acordo com informações da consultoria Econsultancy, cerca de 55% dos abandonos de carrinhos do e-commerce no Brasil acontecem por conta do alto custo do frete. Porém, outro dado chama atenção: 64% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro no frete por uma entrega mais rápida – se possível no mesmo dia, o chamado same day delivery (Global Consumer Insights Survey, PwC, 2018).
Atuando no mercado de logística desde 2012, pude perceber o quanto o planejamento, controle operacional e o gerenciamento de rotas são pontos sensíveis para os e-commerces, e que podem até mesmo custar a sobrevivência da empresa no mercado. Inclusive, em 2020 tivemos um crescimento de 104% de receita recorrente na RoutEasy, o que aponta que o mercado vem buscando soluções tecnológicas para otimizar seus processos de logística.
Um dos maiores diferenciais para os consumidores é receber os produtos comprados de forma rápida, sem erros e preços acessíveis, principalmente agora, com tantas gigantes do e-commerce apostando em uma experiência de entrega cada vez melhor. Ao mesmo tempo, os maiores desejos dos lojistas e empresários do varejo é a redução de erros na logística, economia na operação e satisfação do consumidor.
Outro ponto bastante interessante que vem ajudando o mercado a cumprir com as exigências dos consumidores é oferecer a opção de retirada de produtos – o chamado click and collect – que permite que a compra seja realizada online e retirada na loja física mais próxima. Uma pesquisa realizada pela Offerwise encomendada pelo Facebook, estima que 72% dos consumidores consideram essa opção uma facilidade na hora de decidir suas compras de fim de ano. E se engana quem pensa que essas entregas são distintas do envio para o domicílio do consumidor: uma roteirização acurada, ágil e monitorada ajuda a orientar o consumidor sobre onde está seu produto e se ele já pode sair de casa para ir buscar, além de proporcionar para o varejo praticidade e até redução de custos de entrega.
Nesse cenário de urgência do consumidor e busca por oferecer experiências de compra cada vez mais surpreendentes, a Black Friday é o momento ideal para fidelizar os clientes atuais e conquistar novos: atraindo mais público para o seu e-commerce na data e proporcionando uma entrega rápida e transparente, com certeza o varejista tem em mãos um prato cheio para crescer de forma sustentável.
* Caio Reina é CEO e fundador da RoutEasy, plataforma de gestão e roteirização de entregas de produtos e serviços, já trabalhou na área de Supply Chain e Operações em empresas como a Ernst & Young e Neologic Consultoria.