A tecnologia se tornou uma forte aliada de diversos setores da economia e um investimento valioso para impulsionar os negócios. No segmento do Comércio, por exemplo, a busca por inovação é cada vez maior. Uma pesquisa recente do LinkedIn, que ouviu mais de 1.500 gestores, mostra que os comerciantes brasileiros pretendem aumentar em, pelo menos, 63% o uso de tecnologias em suas empresas. A expectativa é que o resultado seja alcançado ainda em 2022.
O levantamento mostra que, dentre as apostas para o setor, os profissionais destacam o investimento em inteligência de dados e ferramentas digitais e capacitação para colocar as prioridades dos clientes à frente do negócio. “A automatização e modernização de processos e a busca por melhores experiências para os clientes se tornaram fortes tendências, cada vez mais presentes em empresas de diversos setores. Na verdade, é um caminho natural para acompanhar um mercado em constante mudança e crescimento, além de oferecer produtos e serviços com mais qualidade e eficiência para um consumidor que está mais exigente com o que consome”, diz Gabriel Siqueira, Diretor de Tech Ventures da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.
Trata-se de um dos setores mais importantes da economia brasileira, corresponsável pelo sucesso de outros segmentos, como agropecuária e indústria, uma vez que entrega os produtos e serviços ao consumidor final. No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o setor de comércio e serviços, juntos, representam 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e são responsáveis por cerca de 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no país.
Em um mercado dessa magnitude, muitos comerciantes brasileiros ainda encontram dificuldades na gestão do negócio. Por isso, diversas tecnologias visam automatizar processos para garantir melhor produtividade e novas estratégias para a operação. “Ferramentas de gestão ou softwares ERP, por exemplo, podem ajudá-los no dia a dia, contribuindo na redução de custos e melhora nos resultados de vendas. É possível ter, por exemplo, controle otimizado e unificado de estoque, ponto de venda (PDV) com emissão de cupom fiscal e gestão integrada de vendas em outros canais como e-commerce e marketplaces”, comenta Gabriel Siqueira. Ele ainda destaca algumas vantagens para os comerciantes:
Sistema PDV para emissão de cupons fiscais
Em um software de gestão, toda a operação é integrada ao PDV para que o comerciante possa focar em quem mais importa: seu cliente. É possível visualizar e organizar todos os dados com rapidez e em tempo real para auxiliar na tomada de decisões. Além disso, integra o sistema de ponto de venda para emissão de cupons fiscais SAT, NFC-e e ECF. “As soluções integradas para PDV visam entregar uma frente de caixa mais completa, com emissão de cupons fiscais, possibilidade de aplicar descontos e promoções e total segurança”, explica.
Integração com apps
Integração com aplicativos específicos para o comércio, como: Devi PDV, Mintegra, Predify, Loja Virtual 88digital, entre outros. “Essas soluções, geralmente, disponíveis em lojas de aplicativos voltadas para empresas de todos os tamanhos, como a Omie.Store, são complementares de acordo com as necessidades de cada comerciante e podem garantir uma jornada de vendas mais completa e facilitada, graças a esse grande ecossistema de parceiros, além de uma melhor experiência de compra para o cliente final”, diz Gabriel.
Gestão integrada de estoque e vendas
Com uma tecnologia ERP para comércio com gestão integrada, todo o processo de compras, controle de estoque, vendas e financeiro é automatizado na retaguarda para garantir o sucesso das vendas e do negócio. É possível realizar a entrada dos produtos em estoque e automatizar o processo de vendas e emissão de cupons fiscais.
Vendas integradas em e-commerce e marketplace
A presença omnichannel se tornou indispensável em um mercado altamente competitivo e a tecnologia permite vender pela internet com organização e automação. Um sistema ERP, por exemplo, pode auxiliar comerciantes a anunciar seus produtos em diversas plataformas de marketplace e criar uma loja online com vendas integradas e de fácil administração. Inclusive a venda de kits de produto, possibilitando o aumento do tíquete médio nas vendas.
Gestão financeira com dados em tempo real
Integração de todas as áreas do negócio, desde o cadastro de clientes até a gestão financeira completa. A tecnologia usa dados para gerar contas a pagar e a receber, organizar as entradas e saídas do fluxo de caixa e todas as movimentações financeiras com automatização.
Relatórios personalizados
As planilhas de vendas e resultados são substituídas por relatórios online e personalizados para organizar as informações. “A solução permite que os comerciantes visualizem os dados em tempo real, facilitando a tomada de decisão para seu negócio. É possível traçar estratégias mais assertivas ou mesmo entender quando uma mudança de rota é necessária para atingir os resultados desejados”, comenta o executivo.
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