No final de abril, um comercial chamou a atenção nas redes sociais, não pelo seu roteiro inusitado ou por um rosto conhecido, mas porque foi produzido por uma Inteligência Artificial. Chamada “Synthetic Summer”, a obra traz aspectos estranhos – que, provavelmente, não deveriam estar no vídeo – e mostram que IA ainda não está pronta para substituir os roteiristas.
O comercial de 30 segundos foi criado pela produtora londrina Privateisland.tv e supervisionado por Helen Power e Chris Boyle. A IA utilizada foi a Gen-2, da Runway, de acordo com o site ArsTechnica. A ferramenta é capaz de criar vídeos curtos com base em códigos e comandos por texto.
O conteúdo é um comercial de cerveja, onde pessoas estão curtindo uma festa no quintal de casa ao consumir o produto. O problema é que elementos estranhos aparecem em cena. O rosto e mãos das pessoas aparecem deformados, assim como garrafas de cerveja distorcidas, e algumas vezes apareciam duas garrafas coladas, uma rajada de fogo aleatório que é disparada em direção dos convidados da festa, entre outros detalhes.
O Gen-2 ainda está em fase de teste e pode aperfeiçoar os defeitos que ocorreram no “Synthetic Summer”. Esse resultado mostra que a Inteligência Artificial ainda tem muito que evoluir até conseguir produzir comerciais perfeitos e sem erros para serem divulgados.
Veja o comercial
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.