Já pensou fazer um pedido de pizza do jeito que você sempre quis? Todas as suas escolhas de ingredientes e combinações podem ser pedidas no novo formato de entrega customizada da Domino’s Pizza.
Vai funcionar da seguinte forma, explica o Diretor Comercial da companhia, Eduardo Ribeiro: “os nossos milhares de clientes passam a assinar suas próprias receitas. Isso é revolucionário para o mercado brasileiro de pizzas e uma inovação que precisou de muita tecnologia e análise de dados para garantir que as inúmeras combinações chegassem a um sistema integrado em mais de 300 lojas.”
Para desafiar o consumidor a usar a criatividade e mudar seu comportamento, a Domino’s investiu em inteligência artificial para garantir que o tempo de preparo e de entrega estivessem preservados, independentemente do tipo de pedido.
Foram semanas de treinamentos online e presenciais para que os atendentes pudessem aprender a lidar com o novo sistema, que faz a gestão dos pedidos nas lojas. Antes, as telas mostravam apenas os sabores tradicionais, agora passam a apresentar os ingredientes separadamente, trazendo adaptações de porções. A partir de inteligência artificial, as porções ideais são calculadas de acordo com a combinação escolhida pelo cliente e a loja recebe o pedido com gramatura e quantidades adequadas para que a pizza fique perfeita.
“Pode parecer uma mudança simples, mas na prática não é. Os nossos pizzaiolos estavam acostumados a montar sabores fixos, acrescentando um ou outro item extra, ou retirando cebola e azeitona, com quantidades exatas de cada ingrediente. Mas agora o desafio é montar pizzas com combinações das mais variadas, de forma surpresa, que exigem adaptações das porções. Aí entra a tecnologia e a automação do sistema. Outro diferencial bacana é que o sistema sugere novos ingredientes”, explica Eduardo.
Para implementar essa mudança de forma simultânea em toda a rede foi desenvolvido um trabalho cuidadoso que garante o tempo de montagem das pizzas na loja e de entrega para o cliente. Segundo o Diretor Comercial da Domino’s, as redondas continuam a ser montadas em 3 minutos e são entregues em cerca de 26 minutos no total.
“Temos uma mentalidade provocativa, empreendedora, de apostar em algo diferente. Foi assim quando convidamos os clientes a fazerem pedidos usando, por exemplo, Whatsapp e assistentes de voz”, comenta ele.
Segundo o executivo, o fortalecimento do delivery evidenciou a necessidade de se investir cada vez mais na experiência do consumidor e a Domino’s Pizza passou a utilizar a tecnologia como um pilar transversal para criar soluções customizadas e novos pontos de contato na jornada do cliente com a marca. Essas soluções e novos insights vêm a partir do estudo de um robusto banco de dados. Atualmente a Domino’s acompanha de perto o comportamento do seu consumidor.