A Symphonic Distribution, plataforma independente de distribuição de música e tecnologia, recebeu um aporte de aproximadamente R$ 187 milhões em investimentos dos fundos NewSpring e Ballast Point Ventures. Além de auxiliar a expansão e o crescimento da empresa na América Latina, EUA, Europa e África, o aporte ajudará a consolidar a operação no mercado brasileiro.
Há pouco tempo no País, a Symphonic já conta com parcerias com mais de 200 nomes nacionais, entre artistas e selos como Krawk, Sabotage, Tropa do Bruxo, Dudu Nobre, Raffa Moreira e Cacife Gold. Com o investimento, a empresa pretende expandir a equipe local, além de investir em ações de marketing que englobam patrocínios a eventos, entre outras parcerias estratégicas. Para 2022, a companhia espera crescer ao menos 50% no país em comparação ao ano passado.
Ian Bueno, head da Symphonic no Brasil, destaca que o mercado de música brasileiro é um dos que mais cresce no mundo, além de ser um dos únicos com forte presença de artistas locais nas principais paradas musicais. Ainda assim, menos de 10% dos brasileiros assinam um serviço de streaming de música. “Acredito que temos muito espaço para crescer, e esse cenário favorece o surgimento de novos artistas diariamente. É importante que existam companhias que entendam como esse mercado funciona e que saibam como ajudar os artistas independentes a desenvolverem suas carreiras logo nos primeiros sinais de sucesso”, explica. “A Symphonic trabalha com esse foco: oferecer o máximo de ferramentas possíveis para esses artistas”.
Sobre os novos investimentos, o CEO global da empresa, Jorge Brea, acredita que o investimento é a oportunidade para escrever o próximo capítulo da história da Symphonic. “A parceria com a NewSpring e com a Ballast Point Ventures ajudará a nos posicionar como um forte player de mercado no que se refere a tecnologia, serviços e distribuição de música independente. Esse investimento nos permitirá investir mais em nossos clientes, em novas tecnologias, iniciativas estratégicas, propriedade intelectual e outras aquisições”, finaliza.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.