A Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalar localizada em Rochester, Minnesota, está estudando a possibilidade de usar um “robô massagista” como resposta para o alívio da dor dos pacientes e para amenizar a carga de trabalho da equipe.
A organização criou o EMMA – Expert Manipulative Massage Automation (automação de massagem manipulativa especializada) -, um robô projetado para aplicar uma forma terapêutica de massagem chamada Tui-Ná.
“Algumas pessoas a chamam de Massagem chinesa, mas na verdade é uma abordagem muito abrangente usada principalmente para problemas nos músculos e no alinhamento muscular”, diz o Dr. Brent Bauer, médico da área de medicina interna geral da Mayo Clinic.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A empresa estuda atualmente o uso da Tui-Ná para pacientes com dor na lombar crônica não específica. “Se o estudo for positivo e dissermos: ‘Sim, a Tui-Ná pode ser um tratamento muito bom para muitas pessoas com dor lombar crônica.’ Bom, essa é metade da população terapêutica, não temos especialistas em Tui-Ná suficientes nem para atender metade das necessidades”, diz o Dr. Bauer.
É nessas situações que o EMMA ou a massagem robótica podem ajudar complementando parte do trabalho. “Queremos que o terapeuta faça a maior parte da avaliação e do posicionamento, mas o robô pode assumir a parte repetitiva do trabalho.”
O sistema de inteligência artificial do EMMA usa sensores para medir a rigidez muscular e calcular os pontos de acupuntura no corpo de cada pessoa. A Mayo Clinic espera liderar o caminho realizando avaliações clínicas do EMMA.
“Muitos dos nossos pacientes não obtêm alívio total ou tratamento total se limitarmos isso ao que temos em nossa caixa de ferramentas convencional. É por isso que adoro ter a possibilidade de simplesmente dizer: ‘Bem, também temos acupuntura. Temos massagem baseada em evidências. Teremos, talvez, a Tui-Ná em um futuro próximo”, diz Brent. “Isso não quer dizer que iremos substituir a medicina convencional. A ideia é agregar. Estamos integrando o melhor dos dois mundos.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.