A startup Clima ao Vivo anuncia o lançamento de um grande projeto nacional que conectará os ecossistemas turísticos: o Destino: On! é um modelo de parceria público-privada, em que secretarias de turismo e prefeituras municipais poderão receber câmeras de monitoramento climático ao vivo.
“Estamos na era da comunicação em vídeo, e em tempo real. O setor hoteleiro já percebeu as vantagens competitivas de transmitir as condições do tempo ao vivo em uma plataforma que posiciona cada hotel como a grande referência em seu destino “, comenta Denilson Rocha, CEO do Clima ao Vivo.
“Como resultado, câmeras ao vivo instaladas especificamente em hotéis receberam 22,7 milhões acessos apenas em 2022. Com o envolvimento também do setor público, cada município participante poderá fortalecer seu ecossistema turístico de forma integrada“, afirma Denilson.
O projeto visa inserir os municípios em um mapa georreferenciado com imagens em tempo real, aumentando a representatividade e visibilidade de cada cidade como destino turístico. Contribuindo diretamente no fomento à inovação e identificação de novas oportunidades nas cidades participantes, a FCJ, maior Venture Builder da América Latina, é também parceira oficial da iniciativa.
Além da FCJ, empresas que atuam no desenvolvimento turístico do país, como o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), a AMIHLA (Associação Mineira de Hotéis de Lazer), o Prêmio Top Destinos Turísticos e as mídias especializadas no setor hoteleiro, Revista Hotéis e HotelierNews, também se uniram ao projeto.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Clima ao Vivo quer fortalecer a economia e o comércio no Brasil
Através do projeto Destino: On!, os atrativos turísticos são divulgados com campanhas de marketing aplicadas diretamente pela gestão municipal, impulsionando a economia e fortalecendo o comércio local. Ampliando o canal de comunicação com a população, as imagens ao vivo podem também ser integradas diretamente nas plataformas da própria administração pública, como sites, aplicativos e portais de convention bureaus.
Além do turismo, centros de operação como defesas civis podem se beneficiar diretamente da tecnologia, e outras camadas de inteligência artificial podem ainda fazer monitoramento de incêndios, por exemplo. A tecnologia de monitoramento de tempo e clima em imagens gera informações e dados precisos, e possui transversalidade em várias aplicações para os municípios ativos.
O setor privado constitui uma força motriz crucial para toda a cadeia econômica local, gerando e distribuindo renda diretamente em seus vários setores de atuação.
Empresas do ecossistema turístico podem se beneficiar diretamente da tecnologia em suas operações, atendendo uma demanda direta de seus clientes, além de fortalecer o posicionamento do município em uma nova plataforma digital.
A participação das empresas no projeto pode acontecer de forma direta por meio de ativação de câmeras em suas próprias infraestruturas, ou por meio de modelos de parceria público-privadas que geram benefícios diretos a todos os participantes.
Recife será pioneira na ativação da Destino: On!
O Living Labs Recife, ou EITA Labs, é o ecossistema de inovação da cidade de Recife, que será responsável por levar à capital pernambucana a oportunidade de ser a primeira cidade a investir diretamente em uma solução que transmite imagens ao vivo a todas as pessoas que procuram as condições do tempo antes de viajar, integrando campanhas de marketing de seus atrativos turísticos, e criando assim um grande diferencial competitivo frente a outros destinos do país. As imagens ao vivo serão também integradas diretamente ao APP Conecta Recife, levando informação precisa a todos os cidadãos.
“O EITA Labs oferece um ambiente propício de experimentação real na cidade que possibilita validar novas tecnologias, novas soluções e novos negócios. O Destino: On! é uma nova tecnologia que está chegando dentro deste ambiente, onde usaremos as câmeras para comunicação direta com potenciais turistas e com isso, aumentaremos a visibilidade do município, trazendo mais visitantes à cidade e gerando mais receita para o setor turístico”, informa Evisson Lucena, Gerente Geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife.
São mais de 180 cidades de 25 estados do Brasil que já possuem a tecnologia Clima ao Vivo e que mantêm uma janela de comunicação com toda a população, entregando acesso totalmente gratuito a pessoas que buscam por condições de tempo. Com mais de 70 milhões de visualizações nos últimos 12 meses, a plataforma posiciona empresas e entidades através de um mapa georreferenciado, garantindo um grande diferencial competitivo.
“Ficamos muito felizes que nossa solução tenha sido considerada como de grande relevância para a cidade de Recife. O EITA Labs é um ambiente fantástico de inovação que permite que novas soluções sejam aplicadas de forma desburocratizada e com acompanhamento direto da gestão pública. Sua ação permite que a cidade possa estar sempre à frente em termos de tecnologia e inovação, e que empresas inovadoras possam validar suas soluções de forma comprometida e séria”, finaliza Denilson.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.