Empreender não é uma tarefa fácil, e nem existem atalhos para o sucesso. Tudo começa com as atitudes. Muitas vezes, com pequenas mudanças, conseguimos resultados incríveis ao longo do tempo. Com este pensamento, mapeei 5 atitudes que qualquer um pode começar a mudar hoje para que 2014 seja ainda mais efetivo e cheio de resultados.
1 – Deixe de ir a tantos eventos
Vejo uma proliferação incrível de eventos sobre empreendedorismo e inovação nos últimos dois anos. Acho que é um bom sinal, mostra o amadurecimento do mercado e mais interesse em empreendedorismo. Ao mesmo tempo, quando participo de alguns como palestrante ou participante, noto que vários rostos já são comuns nos eventos; alguns deles estão sempre presentes.
Vejo também no meu feed do Facebook vários empreendedores participando de dezenas de eventos dos quais nunca ouvi falar. Não é possível que eles encontrem tempo para ir a todos eventos e ainda tocar uma empresa. Por mais que existam sócios, tocar uma startup exige 150% do seu tempo. Se você está com tempo de sobra para participar de qualquer meetup que encontra, tem algo errado em suas prioridades. Selecione os eventos que realmente vão agregar ao que você precisa, estude os palestrantes, entenda quais vão contribuir mais para o seu networking, enfim, tenha mais critério ao escolher um evento em que você deva estar presente.
2 – Deixe de atrelar o sucesso da sua startup a fatores externos de financiamento
Existem empreendedores que passam grande parte do seu tempo buscando dinheiro, como se mais capital fosse a resposta para todas as dificuldades de sua empresa. É claro que dinheiro ajuda, e muito, mas definitivamente não é o ponto mais importante. Hoje em dia existem várias oportunidades por aí, desde fontes de financiamento público a fundos e investidores-anjo. Por isto, muitas vezes a busca por financiamento se torna o principal objetivo dos sócios, que saem batendo em várias portas. Converso com alguns deles e, na grande maioria, percebo que as suas startups estão em banho maria. Muitos pensam grande, detalham os investimentos que fariam em marketing ou os desenvolvedores que contratariam se conseguissem investimento. É paradoxal.
Estes empreendedores colocam na cabeça duas falácias:
- só serão uma boa startup quando conseguirem investidor e
- só conseguem avançar se tiverem dinheiro.
Estas duas questões só paralisam a empresa, deixando o mais importante de lado: o produto, a validação do mercado, as vendas, enfim, as coisas que fazem uma empresa funcionar.
Vejam que não estou dizendo que buscar dinheiro é errado. Muito pelo contrário, eu acredito que chega um momento em que o projeto precisa de dinheiro para crescer. Mas nem todas as startups de sucesso trilharam este caminho cartesiano que a maioria das pessoas tenta copiar. Startups de sucesso não são aquelas que levantam dinheiro, são aquelas que crescem, faturam e lucram. O funding é uma consequência.
Quanto a afirmação de que só conseguem avançar se tem dinheiro, eu garanto que existem dezenas, se não centenas de coisas que estas empresas poderiam estar fazendo imediatamente, que não dependem de financiamento. Sempre acho que um dos primeiros desafios de uma startup é atingir o break even. Não estou falando em ganhar rios de dinheiro, mas pagar suas modestas contas (incluindo um pró-labore aos sócios) com um modesto faturamento. Isso gera liberdade e tempo para tomar as melhores decisões.
3 – Seja realista quanto sua aquisição de clientes
Eu sei que o seu produto é excelente. Eu sei que a UX é fantástica. Mas como você vai adquirir novos clientes para o seu negócio? Quanto custa um novo cliente para você? Não adianta ficar focando em fazer um produto dos sonhos se a equação de aquisição de clientes não fecha. Não existem milagres e não existe atalho. Você precisa sentar e pensar com cuidado em todos os canais possíveis para conseguir novos usuários ou clientes. O seu negócio é B2C? Então você precisa dominar as ferramentas online de aquisição, fazendo testes com cada uma delas, de maneira metódica e controlada.
Dependendo da sua margem ou LTV, a conta não fecha. Já pensou em programas de afiliados, cupons, parcerias de distribuição? O seu negócio é B2B? Sua aquisição pode ser feita 100% via web? Caso contrário, como você fará as vendas?
Acredito que este seja o principal desafio das startups brasileiras. Marketing e vendas. Então pense com carinho neste assunto, conheça as suas métricas profundamente e não tenha medo de testar novas abordagens. Mas se a conta não fechar de jeito nenhum, é hora de repensar seu modelo de negócios.
4 – Encontre sócios complementares
Sim, provavelmente você precisa de um sócio. E não, ele não pode ser uma cópia sua. Você está buscando complementariedade e este é um ponto em que vários empreendedores insistem. Isso faz muita diferença na hora de compor uma equipe. Se você está empreendendo e não tem um sócio, aconselho fortemente que você busque um ou dois, que comprem o mesmo sonho, mas que tragam para a mesa visões e expertises complementares. Empreender é solitário e ter alguém para compartilhar o peso das decisões, frustrações e vitórias ajuda muito o aspecto psicológico. Então vá a luta, converse com várias pessoas e venda a sua idéia.
5 – Passe mais tempo com seus clientes
Este provavelmente é o conselho mais importante de todos. Se você está tocando uma empresa em estágio inicial, nada vai te gerar mais aprendizado do que passar tempo com seus clientes. Escute, faça perguntas, mostre seus protótipos, entenda como eles estão usando seu produto. Realmente escute. As empresas mais bem sucedidas são aquelas que colocam a tarefa de escutar os seus clientes como prioridade. E essa é uma função de toda empresa, especialmente do CEO.
Claro que é importante fazer isso como um processo, controlando as iterações, mas essa é uma postura que vai além do método cientifico do Lean Startup. Trata-se de uma filosofia e de um comportamento adquirido que vai acompanhar você para o resto da sua vida. Muitos fundadores acabam se escondendo atrás das suas estatísticas, dos seus Google Analytics, Flurrys e afins, mas se esquecem que o mais valioso é entender a cabeça de quem paga a conta. E a melhor maneira de fazer isso é interagindo com eles.
Espero que estes 5 comportamentos sejam úteis para que você atinja seus objetivos profissionais em 2014, sendo o mais importante deles ser feliz com o que você está fazendo.
Se você tem algum insight sobre este assunto, discorda ou simplesmente quer trocar experiências, me mande um email: pedro@aceleratech.com.br
Imagem de abertura: Isaac Leedom/Flickr(CC) .