É sabido que uma das maiores dores das comunidades de Startups de todo o Brasil é a passagem de bastão, por falta de novos líderes. A comunidade Sururu Valley já sofreu com isso no passado e hoje está tentando minimizar essa dor com um processo seletivo bem estruturado, que vai desde a inscrição, até o Onboarding (momento em que os selecionados são inseridos na comunidade).
Voltando um pouco no tempo e indo direto para o ano de 2020, quando a humanidade passou por um dos piores momentos da história (a pandemia do Covid- 19), a comunidade empreendedora alagoana iniciou a retomada das atividades. O primeiro passo foi reunir pessoas interessadas para dar um novo Start. Através dessa união, no mesmo ano, foi possível realizar o evento denominado RE- INAUGURA SURURU, aqueles que decidiram contribuir mais de perto preencheram um formulário e nele informaram em quais áreas se sentiam mais aptas e mais a vontade para cooperar.
Posteriormente, foram criados os Squads (times) e os trabalhos começaram para reestruturação da comunidade, no entanto o desafio era enorme e o número de pessoas dispostas a contribuir e dedicar seu tempo e talento de forma voluntária ainda era muito pequeno.
Mesmo assim, aquele pequeno grupo iniciou o processo organizacional, cheio de vontade de desenvolver o estado de Alagoas, através da inovação e levar a comunidade de startups ao cenário nacional novamente. As primeiras ações foram a criação do Community Canvas e um novo grupo no Whatsapp que possui regras bem definidas para boa convivência, trazendo oportunidades de programas e eventos e contribuindo para a conexão de todos os atores ali presentes.
O trabalho estava sendo realizado, foram implementadas reuniões virtuais periódicas para planejamento e definição das próximas ações, porém a dificuldade em realizá-las era nítida em razão do pequeno número de membros voluntários. Foi aí que surgiu a ideia de fazer a primeira chamada de voluntários para sanar esse problema e também dar continuidade aos trabalhos.
A primeira chamada ocorreu no ano de 2021 e trouxe 12 novos membros que ajudaram a desenvolver ainda mais a comunidade, participando de eventos, criação de documentos, organização das redes sociais e relacionamento com os principais atores do Estado.
Entretanto, como foi falado anteriormente, a passagem de bastão é uma dor muito presente nas comunidades, esses líderes que muito contribuíram, acabaram ficando sem tempo disponível para continuar cooperando com o Sururu Valley, iniciaram empresas, receberam novas oportunidades na carreira profissional, problemas familiares, problemas de saúde, entre outras coisas, que trouxe a necessidade de foco total nisso. Mas há líderes que vieram dessa chamada e ainda permanecem na comunidade, tendo inclusive ajudado muito na construção da segunda chamada de voluntários, esse é um fator importantíssimo que faz a comunidade continuar vibrante.
A segunda chamada, que foi realizada nos meses de Junho e Julho de 2022, iniciou-se com a inscrição dos interessados através de um formulário, estes informavam seus dados, o interesse em contribuir e qual Squad gostaria de fazer parte. O processo de divulgação foi realizado através das redes sociais do Sururu Valley, contato direto com pessoas que outrora demonstraram interesse em fazer parte e com a ajuda de alguns parceiros locais. Durante 15 dias esse formulário aceitava inscrições.
Aqueles que passaram da primeira fase do processo seletivo, receberam em seus e-mails um desafio (case técnico), no qual foi apresentado um caso concreto de duas situações que o Sururu enfrenta, para que os inscritos solucionassem e enviassem de volta pelo e-mail. Com isso, foi possível observar diversas características, como pensamento crítico, organização, capacidade de propor soluções e medir ainda mais a vontade de quem estava mesmo querendo fazer parte como voluntário.
Após a análise minuciosa dessas duas etapas, saiu o resultado de quais foram os selecionados. No dia 21 de Julho de 2022, aconteceu a primeira reunião de boas-vindas dos novos membros. E agora chegaram 14 novas pessoas, com perfis diversos para trabalhar com todo o gás no processo de desenvolver ainda mais o estado de Alagoas. Essa chamada foi positiva em todas as formas possíveis, entraram discentes e docentes universitários, fundadores de startups e quem quer começar uma, homens e mulheres, pessoas de 4 cidades diferentes, que agora são todos igualmente Líderes de Comunidade, aprendendo uns com os outros e trabalhando para o mesmo objetivo.
Se você leu até aqui e ainda está em dúvida se vale a pena fazer um processo seletivo na sua comunidade, pode entrar em contato conosco que podemos te ajudar nisso.
Luiz Costa é Administrador de Empresas, Especialista em Marketing Digital. Atua como Agente do Ecossistema Local de Inovação em Maceió pela Impact Hub Brasil e Community Manager no IEBT Innovation. Além disso, é Community Leader no Sururu Valley, Community Leader no Move Nordeste, Agente InovAtiva, ALE Ambev, Embaixador do CASE 2022 e Embaixador da Abstartups 2023 por Alagoas. Fundador da Missão Huios, organização não governamental. Quero inspirar pessoas e transformar vidas!