No último ano, o número de empresas brasileiras com mais de três anos e meio cresceu 1,2%, fazendo com que o Brasil fosse para o 7ª lugar no ranking de empreendedorismo mundial, de acordo com a GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Cerca de 10% da população adulta comandam um negócio do tipo no país e a expectativa é o número de pessoas com negócio próprio aumente, já que, segundo o Sebrae, 46% dos brasileiros ainda querem ter o próprio negócio.
Pensando nos desafios e oportunidades que liderar uma empresa impõem, reunimos algumas dicas de CEOs quem já tem bastante experiência para compartilhar com quem está começando ou quer melhorar habilidades para escalonar.
A frente de uma empresa familiar com décadas de existência e consolidada mundialmente na indústria têxtil, a Coteminas, Josué Alencar, que também é idealizador do Persono, braço de inovação do Grupo, acredita que o sucesso começa muito antes dos números.
“Um líder de sucesso é um líder disciplinado e essa disciplina precisa vir da vida pessoal, não apenas profissional”, explica. “Ela começa nos cuidados consigo mesmo, com a saúde física e mental. Uma alimentação balanceada, prática de exercícios e um sono de qualidade são o mínimo para quem quer ser um profissional de sucesso e, consequentemente, um bom líder. Bons líderes não apenas aplicam isso nas suas vidas, como propagam para os seus times. As empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos seus funcionários têm resultados melhores. É provado. É um ganha-ganha”.
Para Dener Lippert, CEO e Fundador da V4 Company, maior assessoria de marketing digital do país, a capacidade de análise do mercado e administração de recursos são as principais habilidades que um CEO de sucesso deve ter. “Hoje o CEO precisa saber alocar seus recursos antecipando o retorno que eles podem trazer. Como um investidor, o CEO hoje precisa saber analisar o mercado e medir os próprios recursos para entender como criar algo de valor, como contratar o melhor time e também encontrar os melhores parceiros”.
Valmir Pereira está na sua terceira empresa como CEO. Trabalha há mais de 50 anos. Iniciou a gestão da Mind Lab, de tecnologias de impacto social, após uma reviravolta em sua vida. Recentemente, comprou a eduK visando levar 1 milhão de pessoas à renda até 2024. Ele acredita que para prosperar sempre foi necessário acreditar no que estava fazendo, buscando o que ninguém fez e olhando para frente. “Entendo que a minha habilidade em realizar os planos e em buscar soluções criativas foi fundamental para minha trajetória”. Valmir conta que encarou sempre os problemas, olhando para frente, para o que queria alcançar, e não para os obstáculos que estava enfrentando.
A dica de outro nome de peso, que já passou pela direção de marcas como Shoptime e Salinas e foi COO na Cantão e Redley, Carlos Laurentis, CEO da Taurus Helmets, multinacional de equipamentos de defesa, é definir um direcionamento estratégico, claro e próspero para a companhia, como prioridade para ser um CEO de sucesso. Ele acredita que outro ponto crucial é compartilhar a visão com a equipe para que todos incorporem isso, podendo assim participar proativamente na consolidação dos objetivos. “O segundo ponto diz respeito a capacidade de liderança, saber engajar, desafiar, desenvolver e reconhecer suas equipes. Para poder seguir o rumo traçado e realizar os objetivos projetados é necessário ter equipes desenvolvidas tecnicamente, maduras e constantemente estimuladas. Faz parte da atividade diária do gestor estar atento às necessidades das equipes e cuidar para continuarem realizando as entregas necessárias para atingir o sucesso da companhia”, finaliza.