A Cayena acaba de concluir sua rodada de investimentos Série A de R$ 100 milhões, liderada pela Vine Ventures. A rodada também contou com a participação da MSA Capital, Canaan Partners, Picus Capital, FJ Labs, Clocktower Ventures, Coca Cola Femsa Ventures, Gilgamesh, Astella, Endeavor, Grão VC, entre outras.
Fundada por Gabriel Sendacz, Pedro Carvalho e Raymond Shayo, a Cayena é um marketplace B2B focado na indústria de reposição de alimentos em atacado – um mercado que movimenta mais de US$ 100 bilhões na América Latina. A empresa permite que restaurantes, bares, padarias, hotéis e dark kitchens reponham seus estoques com múltiplos fornecedores pré-qualificados, com entrega no dia seguinte e um conjunto abrangente de serviços complementares.
Nos últimos anos observou-se a rápida digitalização do mercado de alimentos B2C, especialmente no âmbito de pagamentos e delivery programados e ultra-rápidos; em paralelo, vimos que o mercado B2B permaneceu mal atendido por novas tecnologias e estagnado em uma dinâmica analógica. Na América Latina, o mercado de compra de alimentos em atacado apresenta uma oportunidade gigantesca, abrangendo restaurantes, bares, hotéis, escolas, lanchonetes, empresas de catering e cozinhas industriais; 90% dos quais são pequenos, independentes e familiares. Cada operador mantém relacionamento com diversos distribuidores e atacadistas para obter os ingredientes que precisa e a maioria desses relacionamentos se dá de forma pessoal e analógica. Os pedidos são feitos por telefone ou WhatsApp e os pagamentos, por sua vez, em boletos físicos que viajam junto com as mercadorias.
Diante desse cenário, a Cayena oferece uma plataforma de marketplace on-line em tempo real que hospeda um extenso catálogo de produtos de dezenas de fornecedores pré-qualificados, com inteligência de alocação eficiente, entrega no dia seguinte e uma solução Buy Now Pay Later recém-lançada para atender a demanda de capital de giro dos seus clientes.
“Lançamos o Cayena Pay com a missão de empoderar ainda mais pequenos restaurantes e cozinhas comerciais com tecnologia para aumentarem a sua lucratividade, operando com eficiência a sua principal linha de custos, o que se tornou crítico em tempos de pandemia. Adotamos uma abordagem de longo prazo para resolver os problemas latentes de compras para um dos segmentos mais tradicionais e resilientes da nossa economia, investindo em tecnologia e oferta de crédito inteligente habilitada por dados”, diz Raymond Shayo, cofundador da Cayena.
A Cayena atingiu R$ 100 milhões em vendas na plataforma o que serviu como gatilho para a nova rodada Série A poucos meses após a startup anunciar um investimento de R$ 20 milhões, liderada pelo fundo europeu Picus Capital, com participação da MSA Capital, FJ Labs, Coca Cola Femsa Ventures, Astella, Canary e Norte Ventures.
A Cayena investirá seus recursos no aumento de sua presença em todo o Brasil, expandindo sua oferta de BNPL e, mais importante, contratando. A startup pretende aumentar significativamente o tamanho de sua equipe, dobrando o time atual de 60 colaboradores até o final do ano, com foco especial em cargos de tecnologia e dados. O objetivo é investir na experiência do usuário e tornar seu produto ainda mais simples de usar para os diversos atores do setor, ainda pouco digitalizado.
* Foto em destaque: Pedro Carvalho, Gabriel Sendacz e Raymond Shayo; fundadores da Cayena.
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