O presidente e CEO da Amazon, Andy Jassy – que substituiu Jeff Bezos em 2021 – publicou uma carta aos acionistas descrevendo sua visão para o futuro da empresa. Ele se sente otimista e energizado com o que está acontecendo com a companhia. “Inovamos em nossos maiores negócios para melhorar a experiência do cliente e fizemos ajustes importantes em nossas decisões de investimento.”
Atualmente, o foco de Jassy é em negócios, como Kulper Internet Satellite, por ser uma inovação da Amazon para clientes a longo prazo em uma área onde há grande necessidade. Seu objetivo é criar um sistema de satélite de órbita baixa da Terra para fornecer serviço de internet de banda larga de alta qualidade para lugares ao redor do mundo que atualmente não o possuem.
Ele também falou sobre a importância de introduzir uma machine learning, a empresa está trabalhando seu próprio tipo de modelo de linguagem. Jassy abordou a introdução do Bedrock, um serviço que dá aos desenvolvedores acesso a LLMs (grandes modelos de linguagem) da Amazon e de outras startups, para que possam criar suas próprias ferramentas de IA generativas. Foi apresentado na última quinta-feira um dos modelos de linguagem da Amazon, chamado Titan, que pode gerar texto para postagens de blog.
Perguntas da Amazon
Na carta, o CEO também falou sobre uma série de quatro perguntas que cada gerente deve abordar antes de propor novas ideias de negócios. Se a administração gostar das respostas, eles investirão. Confira:
1. Se formos bem-sucedidos, pode ser grande e ter um retorno razoável sobre o capital investido?
2. A oportunidade está sendo bem aproveitada hoje?
3. Temos uma abordagem diferente?
4. Temos competência nessa área? E se não, podemos adquiri-la rapidamente?
Jassy ainda explicou sobre o setor da saúde, área que começou com as farmácias. Recentemente, a Amazon Pharmacy lançou o RxPass, que por uma taxa fixa de US$ 5 por mês permite que os membros Prime obtenham muitos dos medicamentos prescritos qualificados de que precisam para dezenas de condições comuns (incluindo pressão alta, refluxo ácido e ansiedade).
Segundo a carta, os clientes expressaram um forte desejo de uma alternativa melhor para a experiência de assistência médica, e a Amazon respondeu. “Decidimos começar com cuidados primários, pois é um primeiro passo predominante na jornada do paciente. Avaliamos e estudamos extensivamente a paisagem existente incluindo alguns experimentos iniciais da Amazon, como o Amazon Care. Durante esse processo, identificamos a experiência focada no paciente da One Medical como uma base excelente para construir nosso futuro aplicativo digital de negócios, que torna mais fácil para os pacientes discutir problemas com um médico por meio de bate-papo ou videoconferência.”
Jassy fala sobre a equipe que trabalha em conjunto. Ele diz que a empresa repriorizou seus recursos, uma revisão que levou a decisão de eliminar 27 mil funções corporativas junto com outras decisões, como frete grátis de supermercado acima de US$ 35 para garantir um desempenho lucrativo. Jassy disse que essas decisões foram tomadas somente depois que eles examinaram profundamente a empresa, negócio por negócio.