* Por Lucas Mantovani
O dinheiro dos investidores está cada vez mais seletivo, e as empresas precisam se provar muito mais do que há dois anos atrás. Se você é fundador de uma startup em early stage e entende que precisa captar para tracionar o seu produto ou para garantir mais uns meses de runway saudável para a empresa, muitas dúvidas podem surgir.
“Qual tipo de investimento ou perfil de investidor eu devo buscar?”
“Qual o tamanho do ‘cheque’ que eu posso pedir e a qual valuation?”
“Como eu formalizo tudo isso juridicamente para não me enrolar depois?”
Imagine ter um negócio com muito potencial na mão, mas estar incerto sobre como obter o financiamento necessário para transformar sua visão em realidade.
Se há algo que vi na minha experiência como fundador e advogado de startups e posso te afirmar, é: você não está sozinho nessa jornada, e eu quero te ajudar.
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Confira abaixo alguns elementos que vão fazer muita diferença no seu processo de funding, tornando o seu negócio mais atrativo para potenciais investidores:
Tenha um plano de negócios bem estruturado
Elabore um plano de negócios detalhado que inclua pesquisa de mercado, análise competitiva, projeções financeiras e estratégias de crescimento. Não só isso o ajudará a entender melhor seu negócio, mas também fará maravilhas para atrair investidores potenciais.
Se assegure de ter uma equipe complementar
Os investidores buscam equipes ‘redondas’, capazes de se adaptar às mudanças no mercado. Portanto, monte uma equipe diversificada, composta por pessoas com uma variedade de habilidades e experiências. Não se esqueça, é claro, de formalizar tudo via contratos. Instrumentos como vesting ou opção de compra são formas interessantes de atrair e reter talentos.
Esteja seguro da sua Proposta Única de Valor
Seja claro sobre o problema que sua startup está resolvendo e como seu produto ou serviço oferece uma solução única. Isso fará com que sua startup se destaque em meio à concorrência e ressoe com potenciais investidores. Lembre-se que ter foco implica em dizer ‘não’.
Conheça o seu mercado-alvo melhor que seus competidores
Para tomar decisões informadas, é fundamental realizar uma pesquisa minuciosa para identificar seu público-alvo e suas necessidades. Isso destaca o potencial de mercado da sua startup para os investidores. Você precisa dominar o seu mercado mais do que qualquer competidor.
Monte seu pitch deck usando copywriting
Seu pitch deck é como uma peça publicitária, onde o produto é a sua empresa. Desenvolva um pitch deck que destaque a proposta de valor, o mercado-alvo e a estratégia de crescimento da sua startup. Certifique-se de contar uma história envolvente que transmita sua paixão pelo negócio e o potencial de crescimento da empresa.
Treine seu pitch como um ator de Hollywood
Aperfeiçoe sua apresentação para comunicar de forma confiante e eficaz a missão, visão e estratégia da sua startup. Esteja preparado para responder às perguntas dos potenciais investidores e abordar possíveis preocupações. Não tenha medo de treinar várias vezes na frente do espelho. Brad Pitt faz isso e deu bastante certo.
Networking: se coloque em exposição
Você não vai captar investimentos sentado na cadeira do escritório. Utilize sua rede pessoal e profissional para identificar possíveis investidores, mentores e parceiros. Participar de eventos e conferências é uma ótima maneira de expandir sua rede.
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Há várias fontes de financiamento para considerar, incluindo investidores-anjo, empresas de capital de risco (VCs), plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding), acelerações, editais de fomento (alguns, equity free) e venture builders. Pesquise as vantagens e desvantagens de cada opção para encontrar a melhor para sua startup.
Mostre o progresso da sua empresa
Durante o processo de captação, você precisa gerir o relacionamento com os investidores e mantê-los atualizados sobre o desempenho da empresa. Forneça evidências do engajamento do usuário, crescimento de receita ou outros indicadores-chave de desempenho. Isso mostrará aos investidores que sua startup tem impulso e potencial para ter sucesso. Procure ferramentas de CRM para investimento-anjo – como da SAFIE – para te ajudar nisso.
Entenda o seu momento e o perfil de investimentos que vai se interessar
Seja realista sobre o estágio de desenvolvimento de sua startup. Concentre-se em atrair investidores que estejam interessados em negócios que estejam no mesmo estágio que o seu. Isso aumentará suas chances de garantir o investimento certo para sua empresa e manterá as expectativas alinhadas.
Saiba negociar os melhores termos no contrato de investimento
Esteja preparado para negociar e oferecer termos atraentes para garantir o investimento. Encontre um equilíbrio que funcione para ambas as partes, lembrando que os investidores estão buscando retorno sobre o investimento. Confira este artigo no portal STARTUPI.
Captar recursos é essencial e muitas vezes complexo para os fundadores de startups em estágio inicial. No entanto, persistência, resiliência e adaptabilidade são as características que o ajudarão ao longo do caminho.
Mantenha-se focado em sua visão, aprenda com suas experiências e, em breve, você estará comemorando. Lembre-se de buscar apoio e suporte jurídico com especialistas durante o processo de captação.
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Lucas Mantovani é cofundador da SAFIE, advogado especialista em Direito da Tecnologia, mentor e legal advisor de startups.
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