A captação de investimentos é um dos momentos mais desafiadores para qualquer startup. Se feita de maneira incorreta, torna-se uma das principais causas de falência. Receber um aporte é um alívio para os empreendedores, que passam a ter temporariamente mais tranquilidade para escalar a empresa e pagar as contas.
Além de um pitch convincente, que mostre segurança ao investidor, existem alguns outros segredos para uma captação de sucesso.
Timing correto
O processo demanda tempo não apenas para preparar o plano de alocação de recursos, o business plan e as projeções financeiras, mas também a própria apresentação da empresa. Uma captação adequada deve começar pelo menos oito meses antes do dinheiro acabar. Quanto mais apertado o caixa, mais decisões impensadas serão tomadas, devido à necessidade de entrada de capital. Por isso, com tempo, o empreendedor vai em busca das pessoas corretas.
Sócios certeiros
A sociedade é literalmente um casamento que o empreendedor pode ter problemas no momento da separação, se buscar investidores inadequados. É muito importante que o smart money esteja atrelado ao dinheiro para que o empreendedor e investidor unam esforços rumo à escalada da empresa. A startup deve se preocupar em atrair pessoas estratégicas, que tenham experiência na tese de mercado e, se possível, sejam referências no setor. Um investidor adequado trará muito dinheiro para a startup, além do que aportou, devido aos conselhos, à experiência na área e à aproximação com novas oportunidades.
Tentativa e erro
Dificilmente uma captação acontecerá no primeiro pitch, por isso o planejamento deve ser desenvolvido com muitos meses de antecedência. E nem é bom que aconteça de forma rápida. A startup deve procurar diversos investidores, analisar o mercado, o perfil de cada um e o que cada pessoa pode agregar no negócio. A maioria das captações ocorre após dezenas de apresentações, com muitos “nãos” para um “sim”.
Pitch de alto impacto
Uma apresentação completa precisa conter detalhes da dor que a empresa tenta resolver, seu modelo de negócio claro, dados financeiros, estudo de concorrência e informações sobre a equipe. Muitos investidores se preocupam mais com as pessoas que compõem a startup do que o próprio faturamento da empresa. O investimento será captado justamente para escalar o negócio, portanto o investidor já sabe que o cenário atual não é o mais adequado, mas com sua ajuda terá sucesso.
Plano de alocação de recursos
Não basta receber o dinheiro, é preciso saber gastar com sabedoria. Por isso, o uso do recurso após a captação é tão importante quanto a entrada. Ter um plano bem detalhado e segui-lo com consciência traz segurança à rodada e tranquilidade para os investidores, além de guiar melhor a escalada da empresa.
Dessa forma, se o empreendedor entender a importância de um pitch convincente, da preparação prévia, da identificação dos investidores adequados e do uso estratégico dos recursos para impulsionar o crescimento da startup, a captação será um sucesso. Com dinheiro no bolso e bons conselheiros, a companhia ganhará escala e tranquilidade até uma próxima rodada.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.