Autor: Rafael Kenji

Rafael Kenji Fonseca Hamada é um médico e empreendedor, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago. É CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento em startups que investem no setor da saúde e educação. Foi considerado pela mídia o CEO mais jovem do setor de Ventures no Brasil. Também é fundador da edtech Academy Abroad, contribuindo para o impulsionamento de carreira de mais de 50 mil alunos. Rafael Kenji é conhecido por seu trabalho no setor de saúde, educação e inovação, particularmente em relação ao uso da tecnologia nesses setores. Ex-Gestor Médico da Conexa e Ex-Diretor Comercial do Jaleko, é mentor e palestrante sobre os temas inovação, empreendedorismo, health techs, telemedicina e gestão em saúde.

O mundo das startups é conhecido por sua velocidade, inovação e incerteza. Encontrar ocaminho para o sucesso em meio a esse ambiente desafiador demanda tempo e muitaexperiência, com falhas e mudanças de rota. Por esses motivos, os dois primeiros anos dasstartups são também chamados de “vale da morte”, quando mais de 80% das empresasencerram suas operações. Para conseguir ultrapassar esses momentos mais desafiadores, ascompanhias bem-sucedidas contam com o auxílio de pessoas que possuem um papel-chavena sua estratégia, os conselheiros. Existem dois tipos principais de Conselhos, o Conselho Consultivo e o ConselhoAdministrativo, sendo este último obrigatório para Sociedades Anônimas, as S.A.s,,…

Leia Mais

Com a queda da inflação e o discreto aumento do poder de compra do brasileiro, os investidores ganharam uma nova perspectiva de retorno, com possibilidades em capital aberto e startups. As empresas que conseguiram ultrapassar o período da crise e escalar receita passaram a receber novos aportes desde o final de 2023 – ano de transição após grande volume de investimentos seguido de queda brusca e desconfiança do mercado. Para além de simples apostas, alguns setores ganharam maior visibilidade, devido ao retorno mais expressivo de crescimento e perspectivas de aceleração para 2024. Destaco cinco segmentos: Financeiro As fintechs, como bancos…

Leia Mais

Na escolha da profissão, somos induzidos a tomar uma das decisões mais importantes de nossas vidas, influenciados por fatores como a estrutura familiar e arranjos coletivos. O que não é ensinado é que essa escolha feita tão jovens pode sofrer alterações, e que não há erro nenhum nisso. A trajetória profissional é repleta de mudanças e oportunidades que podem nos levar a novos horizontes.

Leia Mais

Ser um investidor-anjo renomado é mais do que apenas injetar capital em startups promissoras. É um papel desafiador que requer visão estratégica, expertise no mercado e habilidades de networking. Muitas vezes, é necessária até mesmo uma estratégia política, de relacionamento e parcerias.

Leia Mais