O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tomou uma decisão significativa na última sexta-feira (22) ao vetar o Projeto de Lei 316 da Assembleia da Califórnia, que visava impor a presença de um motorista humano treinado em caminhões autônomos com peso superior a 10.001 libras (4,54 toneladas). Para Newsom, o quadro regulatório atual já é suficiente para regulamentar essa tecnologia emergente.
O Projeto de Lei 316, apoiada por trabalhadores da indústria, teria imposto a necessidade de um motorista humano treinado em veículos autônomos pesados, visando à segurança nas estradas.
O veto representa um alívio para empresas que estão desenvolvendo tecnologia autônoma para o transporte de mercadorias nos Estados Unidos. Muitos estados do país, como Texas e Arkansas, já permitem o teste e a operação de caminhões autônomos. Entretanto, a Califórnia mantinha uma restrição para veículos pesados com mais de 10.001 libras, restrição que motivou o Projeto de Lei.
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Aqueles que apoiam os caminhões autônomos argumentam que a legislação prejudicaria as chances de implementação do transporte autônomo de mercadorias, especialmente nas rotas movimentadas, como os portos marítimos no sul da Califórnia, e levaria futuros investimentos em infraestrutura autônoma para outros estados.
Por outro lado, sindicatos liderados pela Irmandade Internacional dos Caminhoneiros acreditam que os caminhões autônomos representam um risco à segurança e podem resultar na perda de empregos na indústria de transporte.
Gavin Newsom, ao vetar o projeto, assegurou que qualquer regulamentação futura relacionada à tecnologia autônoma será transparente e envolverá contribuições de partes interessadas e especialistas para garantir a segurança nas estradas. Ele também instruiu a agência de desenvolvimento do trabalho e da força de trabalho a desenvolver recomendações para mitigar qualquer impacto potencial nos empregos causado pela adoção de veículos autônomos.
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