No último ano, 36 milhões de brasileiros não tiveram acesso a internet, são quase 20% de toda população brasileira acima de 10 anos ou mais, índice que permaneceu estável na comparação com 2021. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Das 149 milhões de pessoas que usaram a internet em 2022, 142 milhões acessaram a rede todos os dias ou quase todos os dias. A pesquisa foi realizada de junho a outubro de 2022 por meio de entrevistas com 20.688 pessoas e 23.292 domicílios.
Destaques da pesquisa
- Uma em cada três pessoas das classes D e E não acessaram a internet;
- 28% da população da área rural não usou a internet – 6% disseram que é falta de disponibilidade e os outros 6% disseram que é caro. Na área urbana o índice é de 18%;
- Pessoas entre 16 e 24 anos (94%) são mais conectadas na internet, já a faixa etária menos conectada é a de pessoas com 60 anos ou mais (43%);
- Regiões Centro-Oeste (83%), Norte (76%) e Sudeste (82%) têm mais domicílios com internet;
- Celular (99%) e televisão (55%) seguem sendo os dispositivos mais usados para acessar. Em terceiro está o computador (38%), depois o console de videogame (10%);
- Entre os usuários, 62% acessaram apenas pelo celular.
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Quem não tem acesso a internet no Brasil?
Cerca de 36 milhões de indivíduos não são usuários da internet. Desses, 29 milhões moram em áreas urbanas e 7 milhões em áreas rurais. A classe social que prevalece é D e E, com 19 milhões, C com 14 milhões e outros com 3 milhões.
O grau de escolaridade para que não tem acesso é até o fundamental, com 29 milhões de pessoas, ensino médio com 6 milhões e superior 2 milhões.
Cerca de 21 milhões sem acesso são negros, 12 milhões são brancos e outros 3 milhões. A faixa etária que menos usa é de 60 anos ou mais com 18 milhões de pessoas. Aproximadamente 18 milhões de pessoas que não usam a internet são do sexo masculino e 18 milhões do sexo feminino.
15 milhões de domicílios não tem acesso a internet e o principal motivo é por ser muito caro (28%). Cerca de 26% consideram ter falta de habilidade, 16% falta de interesse e 7% falta de necessidade.
Principais atividades
Entre os usuários da internet, 80% usam para assistir vídeos, programas, filmes ou séries online; 69% compartilharam conteúdos em redes sociais, como textos, imagens ou vídeos; 56% leram jornais, revistas ou notícias online; 51% fizeram consultas, pagamentos ou resolveram questões financeiras; 45% compraram produtos ou serviços pela internet; 43% postaram textos, imagens ou vídeos autorais; 40% realizaram atividades ou pesquisas escolares.
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