O brasileiro Mike Krieger e seu cofundador Kevin Systrom, que criaram juntos o Instagram, estão no topo da lista de cem pessoas que mais criaram “coisas incríveis” de tecnologia no Vale do Silício em 2012.
Outro brasileiro, Hugo Barra, que trabalha no Google, também aparece na lista criada pela Business Insider (Veja a lista aqui, na íntegra).
A justificativa do site para presença dos criadores do Instagram no topo da lista mostra o óbvio: os dois lançaram um aplicativo em 2010 e, em abril de 2012, o venderam por US$ 1 bilhão para o Facebook. “Isso é muito legal”, diz o texto do site.
A presença de Barra na lista (ele ficou em 92º lugar) tem uma descrição mais longa: “Graças à liderança de Hugo Barra, em setembro de 2012, havia quase meio bilhão de ativações de aparelhos com Android, com índices de ativação de 1,3 milhão por dia”, diz o site. Segundo a publicação, Barra e seu time apresentaram em 2012 a reposta do Google à Siri, da Apple, que “faz a Siri passar vergonha”.
Segundo a “Business Insider”, a ideia da lista é elogiar executivos de destaque, pessoas que criaram coisas novas e interessantes, aqueles que mudaram indústrias como um todo, etc. “Todos eles fizeram algo sensacional em 2012 e ganharam com isso”, diz o site.