* Por Jéssica Lima
Dados do Mapeamento do Ecossistema de Startups 2023 mostram que a região Norte possui 4,7% das startups do país. Além disso, nenhum dos sete estados Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO) está no top 10 por distribuição regional. Em contrapartida, o Sudeste possui 55,8% das startups mapeadas e os quatro estados no ranking regional. Equilibrar o cenário não é fácil, mas a chegada de eventos internacionais podem impulsionar mudanças significativas neste contexto.
Em 2024, o Amapá foi o primeiro estado a receber os encontros do Startup20, na capital Macapá. O grupo faz parte de um núcleo de engajamento do G20 que atua como um fórum de diálogo global com partes interessadas no ecossistema de startups e tecnologia. Com isso, investidores, empreendedores, Venture Capitals e agentes públicos passam a olhar para a região com uma nova perspectiva: a possibilidade de fomentar negócios, promover o desenvolvimento econômico e firmar um compromisso para atuação sustentável.
Já em 2025, a COP 30 será realizada em Belém, capital do Pará. O encontro vai reunir líderes e entidades para discutir temas que envolvem a preservação da Amazônia, a crise climática e a transição energética. Neste contexto de dois eventos de magnitude global, o Norte do país pode se tornar sinônimo de referência e liderança em pautas como a bioeconomia, novas fontes de energia renovável e descarbonização. A abundância de recursos da região Amazônica e o espaço para investimentos em iniciativas regionais abrem as portas para esse avanço.
Com o empreendedorismo atrelado às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), as lideranças sabem que o papel da tecnologia ganha mais importância para a resolução de problemas do presente e do futuro. Ainda que as startups da região não estejam ligadas à economia verde, elas também podem prover soluções e inovações que reverberam positivamente, principalmente em setores de logística, infraestrutura e telecomunicações.
*Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação