O Ciesp e a Fiesp assinaram um acordo de cooperação com o BNDES que prevê, dentre outras coisas, o relançamento do cartão de crédito do banco para micro, pequenas e médias empresas e um trabalho de campo, sob demanda, nas regionais do Ciesp, para entender necessidades das indústrias.
O BNDES deverá disponibilizar o cartão em quatro meses, período em que promoverá ajustes tecnológicos para o seu funcionamento. O banco ainda anunciou linha de inovação com juros mais baixos e ampliação do acesso ao crédito para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) por meio do FGI (Fundo Garantidor de Investimentos).
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Em maio deste ano, o Ciesp anunciou ter dado início a um estudo para atualizar as vocações industriais mais fortes de cada região do estado de São Paulo, por exemplo. A entidade, que tem 42 regionais e oito mil indústrias associadas, tem trabalhado em parceria com governos municipais e com o estadual e utilizará uma ferramenta de inteligência artificial para fazer simulações customizadas por região.
Aloizio Mercadante afirmou, durante evento, que hoje existem 520 bancos públicos no mundo e que eles representam 15% do investimento na economia mundial. “Vejam que os países que têm bancos públicos e agências de fomento mais estruturadas e presentes são os que mais cresceram nas últimas décadas. Olhem para a Ásia. Alguns tardiamente estão descobrindo ou redescobrindo a importância dessa relação”, disse Mercadante que também citou financiamentos públicos à indústria nos EUA e na União Europeia.
BNDES torna mais fácil vida financeira de PMEs
Além da retomada do cartão de crédito do BNDES para micro, pequenas e médias empresas, o banco se compromete também a fortalecer o Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), com ampliação do acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas.
Deve disponibilizar uma linha de inovação que será baseada na linha TR (em torno de 2%). Hoje a linha disponível é baseada na taxa TLP (Taxa de Longo Prazo), que gira em torno de 6%.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.