Horas antes da Meta lançar sua nova plataforma Threads, outro rival do Twitter, o Bluesky anunciou um financiamento adicional. Em uma postagem na quarta-feira (5), a empresa compartilhou que levantou fundos iniciais totalizando US$ 8 milhões, quando passou de ser uma LLC de benefício público para uma Corp C de benefício público.
A rodada inicial foi comandada pela Neo, uma empresa liderada pela comunidade com parceiros como o cofundador da Code.org, Ali Partovi, e a ex-PM do Twitter Suzanne Xie. Juntando-se à rodada estavam vários investidores-anjo, incluindo Joe Beda (co-criador do Kubernetes). Os fundos serão usados para expandir a equipe do Bluesky, gerenciar operações e custos de infraestrutura e aumentar o Protocolo AT que alimenta o aplicativo.
Com o financiamento, o Bluesky também se compromete a encontrar um caminho a seguir para gerar receita. A empresa postou que estará “experimentando diferentes estratégias e serviços para ver o que oferece valor real aos nossos usuários e continuará a compartilhar o que nós aprender enquanto construímos uma rede social sustentável.” O objetivo do Bluesky é encontrar outro meio para sustentar sua rede, começando com serviços pagos.
“O modelo de negócios do Bluesky deve ser fundamentalmente diferente – somos uma rede social pública e nosso código é todo de código aberto, então não temos ‘fosso’ quando se trata de dados”, afirma o anúncio. “Decidimos construir um protocolo onde os usuários podem possuir seus dados e sempre ter a liberdade de sair, e essa abordagem significa que a publicidade não poderia ser nosso modelo de negócios dominante”, acrescenta.
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Primeiro serviço pago do Bluesky
O primeiro dos serviços pagos do Bluesky serão os domínios personalizados, que estão sendo oferecidos em parceria com o popular registrador de domínios Namecheap. O serviço pago permitirá que os usuários escolham um nome de domínio e o vinculem à sua conta Bluesky.
Diferente de gigantes do mercado, como Google e Facebook, o Bluesky traz uma proposta de ser descentralizada e deixar o usuário à vontade, não para segurá-lo, mas sim para integrá-lo em outras redes. Além de gerar uma facilidade em recebimentos por posts e uma maior liberdade na migração de dados.
A plataforma também promete ser mais acolhedora para influenciadores e usuários. Ela deve integrar comunicação, bancos de dados e a nova aposta financeira do mercado, blockchain e criptoativos. O BlueSky é um projeto de Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter e CEO da empresa até 2021.
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