A Blindog nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, através do sonho de duas amigas, Natália Dantas e Luana Wandecy, que compartilham o mesmo amor, necessidade e vontade de ajudar pets que perderam a visão. Para ajudar cães cegos, as empreendedores desenvolveram uma coleira inteligente.
“Conheci Natália em 2015, durante o Startup Weekend”, comenta Luana, se referindo ao evento global que reúne diversos profissionais para formar equipes e iniciar startups. “Durante o evento precisávamos desenvolver um produto inovador e eu sugeri que criássemos um aparelho que ajudasse cães cegos, por causa da experiência que vivenciei com a minha cachorra. Luana, que tinha um cão cego também, se interessou de cara e topou entrar no projeto junto comigo”.
“Antes de fundarmos a startup procuramos entender como o ecossistema funciona, até porque não tínhamos nenhuma experiência. Por isso participamos de programas de aceleração como o InovAtiva Brasil, Be Dream, Startup Nordeste e Centelha e que nos ajudou a ter um melhor direcionamento”, comenta a CEO.
A perda de visão em cães pode ser algo repentino ou gradativo, a doença também pode ser reversível ou permanente, a condição varia de caso para caso. No caso da Princesa e do Sherlock, pets de Luana e Natália, respectivamente, a perda de visão foi definitiva.
A Blindog é responsável por desenvolver um aparelho que ajuda cães cegos a se acostumarem com a perda de visão, os auxiliando a não bater em obstáculos que vão atrapalhá-los ou machucá-los. Toda vez que o animal se aproxima de algum obstáculo o dispositivo que é utilizado como coleira emite um alerta por meio de vibração.
De acordo com Luana, os pets se adaptam rápido ao aparelho. “Nos primeiros dias por não entender o que aquela ‘vibração’ significa, o cachorro continua indo em direção ao obstáculo mas após perceber que a coleira serve como alerta, ele se deixa ser guiado pelo dispositivo”.
A coleira pode ser encontrada diretamente no site da empresa, no Mercado Livre e nas lojas da Magalu, hoje o custo do aparelho é de R$ 454. A entrega ocorre em todos os estados do Brasil e a calibração utilizada em todos os dispositivos é efetuada sob medida para cada pet.
Copa do Empreendedorismo
A Blindog esteve na Copa Empreendedorismo na Rede, programa da Rede TV, apresentado pelo empreendedor Enzo Ribeiro. As startups mais promissoras de todo Brasil participam da Copa defendendo o pitch de suas empresas, o qual é avaliado por mentores e especialistas da área. Luana apresentou seu pitch e conseguiu passar para a final do programa, que acontecerá em dezembro e irá distribuir diversos prêmios aos vencedores.
“Foi tenso, emocionante e com uma grande virada no final. Estou muito satisfeita com o resultado, pronta para a próxima etapa e animada para levar o nome do RN para a grande final”, comenta Wandecy.
Desafios e conquistas
“O maior desafio que passamos foi colocar em prática o nosso sonho de criar uma startup focada em cachorros cegos, não tínhamos conhecimento na área e por isso precisamos correr atrás e aprender tudo sobre o ecossistema, além disso não tínhamos um time montado, então uma cuidava da parte do design mesmo não sabendo e a outra se encarregava de outras coisas, e assim fomos levando e enfim deu certo”, diz a CEO.
“Já sobre as maiores conquistas, a primeira foi o convite que recebemos em 2018 para participar do Altas Horas (Programa da Rede Globo), a partir dessa participação começamos a aumentar as nossas vendas e receber muitos comentários positivos. Outra conquista muito importante foi ter participado do Shark Tank Brasil em 2019”, comenta Luana, e ressalta que João Appolinario, da Polishop, ofereceu uma proposta, mas a negociação ainda está aberta.
Faturamento e próximos passos da Blindog
A Blindog ainda não recebeu investimentos, funcionando até hoje em bootstrapping, e seu faturamento em 2022 está previsto para alcançar a faixa de R$ 140 mil. Já em 2023, a startup planeja alcançar a marca de R$ 223 mil.
Para os próximos anos a startup tem como objetivo vencer a Copa do Empreendedorismo, do qual é finalista, disponibilizar as coleiras para vendas em lojas e pet shops e se tornar uma marca referência em tecnologia focada no mercado pet.