Os pequenos e médios empreendedores continuam apostando nas redes sociais para se destacar na Black Friday: 86% planejam utilizar o aplicativo Instagram como canal de divulgação de suas ações promocionais neste ano. A rede social ganha destaque, visto que no ano passado apenas 54% dos lojistas usaram esse aplicativo para divulgar promoções. Os dados são da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2023”, realizada pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
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“As redes sociais são grandes aliadas dos empreendedores pois reúnem construção de marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e possibilidades de integração com a loja online no mesmo lugar e de forma gratuita, ainda tendo espaço para promoções pagas iniciando com baixos investimentos. O aumento do uso delas é reflexo do amadurecimento das PMEs e da solidificação do e-commerce no Brasil”, comenta Mylena Gama, gerente sênior de estratégia de marca para a América Latina na Nuvemshop.
Outras ferramentas de divulgação também aparecem no levantamento, como o Whatsapp, escolhido por 62,5%; e o e-mail marketing, usado por 34,5%. A contratação de influenciadores digitais (18%) e a utilização do live commerce (15%), modalidade de venda online durante uma transmissão de vídeo ao vivo onde os produtos são mostrados e comercializados para a audiência, também estão no ranking.
Ações promocionais para a Black Friday
O levantamento também mostra quais as principais estratégias de vendas que as PMEs estão planejando para a Black Friday deste ano. Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site e 56,5% descontos em produtos selecionados na loja online. Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17.5% das PMEs oferecerão entrega rápida.
“A Black Friday é um período altamente competitivo e, para se destacar, as empresas precisam ser criativas e oferecer ofertas que realmente chamem a atenção dos consumidores. Descontos e brindes são ferramentas estratégicas que podem aumentar a fidelização, já que os clientes se sentem valorizados e recompensados por sua lealdade à marca, além de promover a melhor experiência de compra para os consumidores”, aponta Mylena.
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