* Por Valêncio Garcia
Big Data Analytics, vamos começar pela definição. Resumidamente, Big Data é um processo de análise e interpretação de grandes volumes de dados e informações.
Tá Valêncio, mas e aí…como isso impacta na minha vida ou na rotina da minha empresa? A resposta é muito simples: EM TUDO!
Imagine a possibilidade de ter acesso a informações precisas sobre o comportamento do seu cliente, por exemplo? Saber exatamente qual as suas necessidades e de que maneira você pode atuar para atendê-lo, não seria incrível?
É isso o que a análise do Big Data faz pra você, ou seria por você?
Bom, até aqui tudo muito lindo, e eu diria até, tudo bem artificial. Precisamos ir a fundo, com informações mais densas para desmistificar o uso de Big Data no Brasil e no mundo.
E acredite, essa é uma super ferramenta. Se você ainda não sabe a importância e a relevância do uso do Big Data, certamente está nadando contra a maré. Ou seja, no bom e velho português, você está perdendo tempo (e dinheiro)!
Da teoria à prática: é mesmo possível fazer algo com Big Data?
Vamos usar o exemplo do Google. A empresa percebeu que tinha um grande volume de dados, e que eles não “cabiam” em um único servidor. Sabendo que servidores quebram eventualmente e que não existiam mecanismos que pudessem armazenar estas informações não estruturadas ou estruturadas de forma horizontal.
O Google precisava:
- Gravar grandes volumes de dados não-estruturados (páginas HTML);
- Processar essas páginas para buscar links e o PageRank das páginas de acordo com as citações dos links;
- Criar um mecanismo de busca que utilizasse regras de busca textual (TF-IDF) mas que, ao mesmo tempo, aceitasse uma espécie de score boosting nas páginas com maior PageRank.
O que o Google criou ou fez?
- GFS – Google File System: um sistema de arquivo distribuído entre vários servidores que dividia os arquivos em blocos e, posteriormente, gravava cada bloco repetido em 3 máquinas diferentes para diminuir a chance de perda de dados;
- MapReduce: criou um framework que facilitava aos desenvolvedores extrair informações de dados armazenados no GFS – Google File System, de forma paralelizada para aumentar a velocidade.
- Ainda em 2003 e 2004, os Engenheiros do Google publicaram diversos artigos sobre o GFS e sobre o MapReduce.
Outro caso que marcou a concorrência veio do Yahoo. Acompanhe os fatos:
- Em 2005, o Yahoo! enfrentava forte concorrência e resolveu criar o próprio mecanismo de busca.
- Desenvolve projetos Open Source como o Nutch, um crawler que lia, armazenava e indexava páginas na web.
- Se deparou com o mesmo problema do Google: os servidores quebram!
A solução:
- Desenvolveu um novo sistema baseado nos artigos publicados pelos engenheiros do Google.
- Criou o HADOOP Distributed File System, ou HDFS (HDFS + MapReduce).
- O projeto cresceu e melhorou rapidamente, e foi publicado com uma licença Open Source da Fundação Apache.
- Surgiu também um Banco de Dados NoSQL batizado de HBase inspirado em outro projeto do Google, o BigTable.
A grande questão aqui, meus amigos, é como transformar de modo eficaz, eficiente e confiável, dados relevantes em informações úteis no menor espaço de tempo? Essa é a grande sacada do negócio Big Data, e é por isso que sou um exímio defensor do seu uso.
Big Data significa produtividade, assertividade, gestão e ação em tempo recorde. É compreensão de volume e variedade com velocidade. É a veracidade e o valor para uma empresa e para os negócios.
Dito isso, preciso dizer que ser agente de transformação para empresas mais eficientes no processo de decisão, é o que me move! É nisso que eu realmente acredito quando penso ou falo em big data.
Conheça alguns cases que mostram na prática o uso de Big Data. Acompanhe:
UNESCO: utilizando Big Data está ajudando São Paulo e os esportes.
- Levantamento dos 350 Centros Esportivos de São Paulo;
- Apresentação de todas as Escolas, Academias, Universidades, Teatros, Empresas, etc, dentro da área do raio de atuação;
- Relatório no detalhe de todas as informações das empresas de interesse.
Telebras: uma empresa pública/privada – tem utilizado o Business Analytics e os conceitos de Big Data da iOpera para utilizar todo o potencial de consumo de sua infraestrutura de rede;
- Onde investir e instalar novas redes para que tipo de público;
- Como utilizar os leads altamente qualificados e enviar por meio dos Smartphones da força de vendas.
Ceratti: dobrou suas vendas (aumento em 115%) num ano difícil como foi 2015. Utilizando Big Data e a iOpera, com a geração de leads qualificados a Ceratti superou a crise e continua crescendo através de sua força de vendas direta e indireta através de seus distribuidores.
Telefônica: acompanhe o resultado em 10 meses utilizando o BIG DATA da iOpera.
- Aumentou em 23 Milhões suas vendas.
- Vendendo onde consegue entregar em até 24 horas,
- Fazendo UpSell nos Grupos Econômicos onde já possui ao menos um cliente.
Apesar de ter apresentado aqui o tema Big Data Analytics, ele vive em constante evolução. No entanto, é imprescindível que você entenda que Big Data utiliza inteligência artificial para simplificar dados, ou seja, traça o perfil de um cliente, por exemplo. Sabendo exatamente o que o cliente deseja, você pode oferecer o produto/solução mais adequado para ele.
Em outras palavras, você tem o poder de tomar decisões mais assertivas no menor espaço de tempo, otimizando sua rotina e seus negócios.
* Valêncio Garcia é Engenheiro e Mestre Poli USP, MBA em Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos, CSO wconnect, Michigan University, Eficient Consumer Response, Estratégias de Negociação, FGV.