A startup de educação carioca Motrix – por meio do Motrix Lab, seu laboratório de pesquisa neurocientífica aplicada à educação – lançou na BETT Brasil, feira de tecnologia educacional, o LitMetrix, um sistema digital de monitoramento e avaliação da performance leitora dos alunos em idade escolar.
Segundo a startup, ainda hoje, os professores têm poucas ferramentas que o auxiliem no trabalho com evidências. “Outras áreas já evoluíram muito, por exemplo na medicina, a quantidade de diagnósticos possíveis e de forma bem mais escaláveis para que os médicos tomem suas decisões. Já na educação, ainda é necessário muito trabalho por percepção e não pela clara evidência, é esse espaço que a startup quer ocupar”, compartilha a Motrix.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O Litmetrix é baseado em uma área de ponta da neurociência chamada “neurociência computacional”. A partir de uma avaliação lúdica e rápida, que pode ser feita online em cerca de 3 minutos, é possível trazer informações cientificamente apuradas sobre o desenvolvimento cognitivo de alunos na educação básica.
No segundo semestre de 2023, a edtech Árvore incluirá o LitMetrix em sua plataforma gamificada de leitura. A startup é conhecida pelo seu módulo Árvore Livros, com mais de 40 mil livros e audiolivros, que já beneficia cerca de 2 milhões de alunos de mais de 11 mil escolas públicas e privadas do Brasil.
O produto foi lançado para atender em larga escala junto com a edtech, está em fase de testes e já foram feitas aplicações para calibragem junto a algumas escolas particulares no interior de São Paulo. O potencial de utilização do LitMetrix é de 2 milhões de alunos de mais de 11 mil escolas públicas e privadas do Brasil a partir do segundo semestre de 2023.
Integrada na plataforma Árvore, o LitMetrix permitirá um monitoramento constante e, em alguns casos, preditivo, do desenvolvimento da performance leitora dos alunos. “Serão fomentadas intervenções que reforcem o desenvolvimento daqueles alunos que mais precisam de apoio, bem como serão identificadas e validadas melhores práticas pedagógicas no desenvolvimento das habilidades de leitura”, afirma a Motrix.
Além disso, o LitMetrix avalia a complexidade narrativa de livros e textos. Isso será aplicado na plataforma gamificada de leitura da Árvore para oferecer uma solução adaptativa que leva em conta a avaliação recorrente dos alunos para fazer recomendações precisas de leitura para cada um, estimulando o desenvolvimento constante das leitura de forma individualizada.
“A partir dessa parceria, o objetivo é que a oferta seja capaz de ganhar rápida relevância no diagnóstico de alguns indicadores importantes para auxiliar os professores na tomada de decisão sobre o que oferecer para cada aluno e sobre como intervir em casos específicos”, afirma a startup sobre as expectativas da parceria.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.