Na quarta-feira (10), o Google anunciou a abertura do chatbot Bard – concorrente do ChatGPT, apoiado pela Microsoft -, para 180 países na língua inglesa, e anunciou a integração dessa tecnologia a outras plataformas. O Brasil ainda não está na lista. Para usar o Bard, as pessoas precisão comprovar, obrigatoriamente, que têm 18 anos ou mais.
Com o processador PALM 2, novo modelo de linguagem artificial também lançado na quarta, o Bard mostrou uma melhora significativa em suas capacidades de lógica e matemática. “Agora é possível gerar códigos, depurá-los e até ter explicações sobre eles a partir da interação com o Bard”, explicou Sissie Hsiao, vice-presidente do Google Assistant e Bard. Essa versão atualizada do chabot é capaz de programar em mais de 20 linguagens, como C++, Java, Python e HTML, só para citar algumas.
“Lançamos o Bard como um experimento limitado e colhemos muitos feedbacks. Desde então, estamos trabalhando para fazer uma série de melhoras”, completou a executiva.
Paul Couvert, fundador do Answera e educador de Inteligência Artificial, compartilhou no seu Twitter 8 ações impossíveis no ChatGPT, que o seu rival Bard pode fazer de graça:
1- Chat conectado na internet
O ChatGPT ainda não liberou a pesquisa na internet para o público em geral. Mas o Bard já tem acesso à internet e está conectado em tempo real.
2- Áudio
Pelo Bard é possível fazer comandos por áudio.
Veja abaixo o exemplo que Paul compartilhou do bot conectado na internet. O comando foi: “Qual era o nome do último foguete SpaceX que explodiu?”. No segundo exemplo ele mostra o uso do áudio para comand.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
3- Exporte o texto gerado
Ao contrário do ChatGPT, é possível exportar diretamente uma resposta em 2 cliques para um documento ou um e-mail.
4- Resumo de página da web
Como o Bard tem acesso à internet, o usuário pode fazer qualquer pergunta sobre um site, sendo possível fazer resumos de páginas complexas e textos longos.
Veja os exemplos compartilhados por Paul em seu Twitter. No resumo de página, o comando foi “Você poderia escrever um resumo deste artigo? (link do artigo)”.
5- Vários rascunhos de uma resposta
O Bard gera automaticamente três versões da mesma resposta. Se o usuário não gostar da versão proposta, ele poderá escolher outra.
6- Explique o código
O usuário pode enviar um link para o Bard e fazer uma pergunta sobre o arquivo. Ele explica para que serve e como funciona. No exemplo Paul manda o comando: “Você pode explicar o que é o agente de arquivo py neste link? (envia o link)”.
7- Pesquisas relacionadas ao comando
O Bard sugere que o usuário faça pesquisas no Google para ir além de um assunto que ele está pesquisando. Isso permite que ele verifique rapidamente as fontes. Também permite que o usuário consulte de onde vieram as informações dadas pelo bot, uma vez que ele é oriundo de um modelo de linguagem anterior ao Google, chamado Lamda.
8- Planeje sua viagem
O Bard é capaz de encontrar para o usuário os melhores lugares para visitar. O ChatGPT também pode fazer isso, mas ele está limitado até as informações de setembro de 2021. No exemplo o comando foi: “Estou planejando uma viagem para Tóquio. Quais são os lugares pouco conhecidos que devo visitar?”.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.