A BakeryTech, startup de inteligência de dados que moderniza o mercado de panificação, recebeu um aporte de R$ 5,5 milhões em rodada que contou com a DOMO Invest, CRIVO Venture e Harvard Angels. Com essa nova captação, o objetivo da startup é focar no desenvolvimento da plataforma e na expansão da rede de padarias e fornecedores, tanto no Espírito Santo como em Minas Gerais.
De acordo com o Sebrae, o mercado brasileiro de padarias cresceu 14,4% em 2022. O setor, que segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) movimentou R$ 121 bilhões no período graças aos mais de 70 mil estabelecimentos espalhados pelo país, tem um desafio: modernizar-se, sobretudo no que diz respeito à gestão dos processos de compra e venda, já que eles possuem muitos itens de matéria-prima e produtos para revenda em seu portfólio.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
História da BakeryTech
Ao identificar diversas carências do setor e contando com sua expertise no ramo de food service, Bruno Marques criou, no final de 2020, junto com o sócio Edgar Júnior, a BakeryTech. “O ramo de panificação é um mar de oportunidades inexploradas no Brasil. Encontramos uma dor de mercado em relação ao processo de compra e venda nas padarias, sobretudo nos estabelecimentos menores, que são a grande realidade do mercado brasileiro. A BakeryTech nasceu com a missão de impulsionar e simplificar a vida desse empreendedor, apostando na inteligência de dados para otimizar o gerenciamento e abastecimento de insumos ao passo em que garante melhores condições de venda para os diferentes fornecedores”, afirma Marques.
Com esse modelo de negócio, ao entrar na plataforma da BakeryTech, o cliente disponibiliza o histórico de compras de produtos. Desta forma, por meio de sua tecnologia de análise de dados, a fintech cruza com sua base de fornecedores e viabiliza condições de compra mais vantajosas. O processo de intermediação garante também ao fornecedor uma segurança contra inadimplência, já que a BakeryTech garante o pagamento das compras efetuadas através de sua plataforma, tornando o negócio saudável e lucrativo de ponta a ponta.
Rodrigo Borges, sócio fundador e gestor da DOMO Invest, destaca a atuação da startup. “A solução apresentada pela BakeryTech tem um impacto positivo em todo o ecossistema do setor de panificação, o qual possui um grande potencial no Brasil. Acreditamos que esse é um mercado que necessita de maior agilidade em suas operações e a expertise dos founders é essencial para entender e sanar essa dor com uma tecnologia especializada”.
Hoje, a fintech soma quase 100 clientes em sua carteira, sendo mais de 80 no Espírito Santo e o restante na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Entre eles, há vários casos de clientes que cresceram com faturamento e economizaram até 20% em compras.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.