* Por Jéssica Lima
Nos últimos anos, as fintechs, startups que atuam no ramo financeiro, têm se tornado uma peça primordial para diferentes setores ao oferecerem soluções específicas e customizadas para diferentes necessidades: desde os meios de pagamento, crédito, serviços de backoffice, risco e compliance, finanças pessoais até o mercado de câmbio, investimentos e criptomoedas.
Diante de tantas opções, há uma solução que tem atraído mais atenção do público brasileiro: Startups que oferecem serviço de backoffice, são a maioria no setor financeiro, correspondendo a 22% das fintechs do país, segundo o Mapeamento Fintech 2022, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Deloitte.
Essas soluções atraem a atenção do mercado por contribuírem para o desenvolvimento inteligente de todos os processos dentro de uma empresa. Por meio delas, as companhias são capazes de padronizar métodos internos, garantir a qualidade dos serviços e, ainda, detectar erros e corrigi-los antes mesmo de uma consequência grave.
Em resumo, pode-se dizer que as fintechs que oferecem soluções de backoffice atuam, principalmente, no controle de qualidade, atuando na detecção de problemas e falhas, e no desenvolvimento de soluções capazes de solucioná-los de uma forma rápida e eficiente.
Portanto, não é surpresa que o serviço seja o campeão do universo B2B: ele não apenas otimiza os processos mais básicos como também garante o bom funcionamento das atividades internas, metas e até o planejamento financeiro.
Esses serviços podem abrir portas para novas oportunidades e, ainda, ajudar a evitar imprevistos que podem acabar comprometendo o relacionamento de qualquer startup com os clientes. E, já que estamos em uma era de centralidade no cliente, melhor não arriscar, não é verdade?
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.