A B4A, empresa especializada em diagnósticos de solo com foco em microbiologia, acaba de receber um investimento significativo liderado pela Rural Ventures, em conjunto com Bossa Invest e Setter Tech. O aporte fortalece a parceria destinada a apoiar agricultores em suas estratégias de
manejo do solo e no emprego correto de ativos biológicos, tornando mais eficiente a aplicação destes insumos, além de potencializar a produtividade de suas lavouras.
A B4A é pioneira no Brasil ao oferecer o mapeamento da microbiota do solo por meio do DNA dos microrganismos – método chamado de metagenômica, identificando os microrganismos do solo e
com isso, as deficiências funcionais da biota em cada tipo de bioma e cultura de plantio. A partir daí, recomenda estratégias de manejo regenerativo.
A empresa aposta no potencial dos microrganismos como agentes para a recuperação da saúde do solo, embasada pelo amplo acervo de referências científicas. Um exemplo disso são as mais de 4 mil espécies de microrganismos estudados, responsáveis por disponibilizar nutrientes para a planta, e outras 1.400 cujas funções estão diretamente associadas à proteção vegetal. Todo esse conteúdo é a base da tecnologia empregada pela B4A em seus diagnósticos.
“Os produtos biológicos comerciais ou mesmo aqueles desenvolvidos dentro da fazenda são fundamentais para a transição da agricultura convencional para a regenerativa. Estão, contudo, sendo empregados sem um diagnóstico prévio, o que os torna, em muitos casos, ineficazes. O papel da B4A é apoiar produtores e agrônomos na adoção dos tratamentos corretos, evitando perda de tempo e dinheiro com insumos ineficazes, e antecipando a correção do solo e sua capacidade produtiva”, afirma Leonardo Gomes, CEO da B4A.
Próximos passos da B4A
O investimento realizado pela Rural Ventures, ao lado de Bossa Invest e Setter Tech, reflete uma visão compartilhada de que a próxima grande revolução no agronegócio será impulsionada por tecnologias que apoiem a transição para a agricultura regenerativa e de baixo carbono.
A biotech já coleciona mais de 500 mil hectares biomonitorados e um banco genético que inclui cerca de 40 culturas de plantio, além de grande conhecimento sobre o perfil microbiológico do solo no Cerrado e seus desafios.
A empresa também foi reconhecida como uma das 10 startups mais inovadoras no prêmio Agrishow Startups 2022, destacando-se como uma líder em inovação e sustentabilidade no setor.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!