A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos servidos, anunciou uma parceria com a startup alemã Lilium, responsável pela fabricação de aeronaves elétricas e autônomas, para formar uma malha exclusiva com ‘carros voadores’ a partir de 2025. Essa ação tem como objetivo revolucionar o mercado de aviação no Brasil nos próximos anos, ampliando significativamente sua conectividade no país, ligando pontos comerciais e turísticos.
Por meio dessa potencial malha aérea, a companhia pretende conectar grandes centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais e aeroportos. O plano de investimento que está sendo avaliado pela Azul reforça ainda mais os compromissos ESG da companhia ao alavancar, de forma inédita, o desenvolvimento econômico e social no Brasil por meio de um modelo de avião 100% elétrico, com zero emissão de carbono. Essa parceria pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão e inclui uma frota de até 220 aeronaves eVTOL da Lilium.
“Somos hoje a maior companhia aérea doméstica em termos de cidades atendidas e voos diários. Nossa presença de marca, nossa malha com exclusiva conectividade e nosso programa de fidelidade nos permitem criar demanda para introduzirmos essa nova operação com os jatos eVTOL da Lilium no Brasil. Como fizemos no mercado doméstico brasileiro desde a nossa fudação, estamos ansiosos para, novamente, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos”, diz John Rodgerson, presidente da Azul. “O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para helicópteros e acreditamos que esse projeto possa revolucionar este segmento e a mobilidade no Brasil nos próximos anos”, completa Rodgerson.
Foto de destaque: Lilium/Divulgação.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.