Mais de 100 milhões de correntistas da Caixa Econômica Federal e beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 já podem utilizar o cartão de débito virtual Elo, oferecido de forma gratuita pelo banco, para incluir saldo no PicPay e realizar transações com o aplicativo de pagamentos a distância. A iniciativa contribui para minimizar os impactos da pandemia da covid-19.
Ao cadastrar o cartão e colocar saldo na carteira digital, tanto correntistas da Caixa quanto beneficiários do Governo Federal poderão pagar contas (de luz, água e boletos bancários diversos), realizar compras em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o País, fazer transferências para outras pessoas (instantaneamente e sem taxas), sacar dinheiro nos 23 mil terminais do Banco24Horas, além de acessar serviços como: recarga de celular e do cartão de transporte público, pagamento de estacionamentos e compras no e-commerce.
“O PicPay se adiantou para oferecer essa funcionalidade por entender que pode ajudar os beneficiários do auxílio emergencial a realizarem transações de forma mais prática e segura, à distância pelo celular, nesse momento de pandemia”, explica Gueitiro Genso, CEO da fintech.
Com 45 milhões de pessoas desbancarizadas no País, segundo o Instituto Locomotiva, será a primeira vez que muitos brasileiros terão conta em um banco, começando com uma experiência totalmente digital. “O PicPay tem como propósito contribuir para a inclusão financeira da população e, como maior carteira digital do Brasil, temos à disposição uma plataforma completa de soluções financeiras”, afirma Genso.
A Caixa Econômica estima que deve criar 30 milhões de poupanças sociais digitais – com movimentação feita 100% pela internet e disponibilização do cartão de débito virtual -, voltadas para os que têm direito ao auxílio emergencial. A conta digital será aberta automaticamente para trabalhadores informais que já estão no CadÚnico e não são clientes da Caixa ou do Banco do Brasil.