Autor: Túlio Mêne

Túlio Mêne é cofundador do M&P Group e sócio - um dos maiores grupos de comunicação e inovação do país - e sócio da Non Stop - referência na América Latina em marketing de influência.

Em ano de eleições, como as municipais no Brasil em outubro próximo, a publicidade dos órgãos públicos deve ser tratada com extrema cautela. A proliferação de fake news e o uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial (IA), acrescentam camadas de complexidade à comunicação. São necessários cuidados para evitar a disseminação de informações incorretas e manter a integridade das campanhas publicitárias. No País, a legislação eleitoral impõe restrições rigorosas à propaganda governamental durante o período eleitoral, com o objetivo de evitar o uso indevido da máquina pública para promover candidatos. As agências de publicidade que atendem contas do governo…

Leia Mais

No mundo dos negócios, há uma diferença significativa entre clientes e fãs de uma marca. Enquanto um cliente compra um produto, um fã não só compra, como também divulga, indica e defende a marca com paixão. Um fã é capaz de esperar cinco anos pelo relançamento de um sanduíche que foi tirado do cardápio de uma rede de fast-food, como aconteceu recentemente e você deve ter visto a notícia que repercutiu em vários lugares. A marca passou um tempo analisando, cruzando dados e se apoiando em uma série de tecnologias para entender como voltar, por que voltar e quando voltar. A união de estratégias envolvendo CX, omnicanalidade e IA esteve presente, inclusive, em vendas antecipadas até a data proposta para encerrar a campanha. O ponto é: como atingir esse nível de engajamento? A IA e o CS são ferramentas poderosas que podem ajudar as marcas. Essa combinação pode levar à criação de experiências personalizadas, envolventes e gratificantes que impulsionam a fidelidade, o advocacy e o sucesso do negócio. O case que comentei acima foi o do relançamento por tempo determinado do McFish, sanduiche oferecido no cardápio do Mc Donald’s durante muito…

Leia Mais

Temos falado frequentemente em como as martechs (empresas que fornecem soluções tecnológicas para marketing) estão revolucionando a forma das companhias se conectarem com seus clientes. Mas como funciona o uso destas tecnologias  quando são destinadas ao atendimento do setor público, como otimizar a comunicação, aumentar a eficiência e melhorar a prestação de serviços à população? Entre as tendências estão a automação de tarefas repetitivas, como e-mail marketing e gerenciamento de mídias sociais; ou a inteligência artificial usada para analisar dados e personalizar a experiência do cliente, segmentar campanhas e oferecer conteúdo relevante; além da realidade virtual e aumentada, que podem…

Leia Mais