O investidor, além de aportar recursos financeiros nas startups, também precisa saber que existirá uma alta expectativa por parte dos empreendedores para o acompanhamento do negócio, com compartilhamento de experiência e desafios já vivenciados em sua jornada profissional. Por esse motivo, e esta alta expectativa, que o termo “investidor-anjo” foi criado. Pessoas capazes de orientar um novo direcionamento para as empresas inovadoras, que precisam ganhar o mercado de maneira rápida e escalável. Para saber orientar bem uma startup, o investidor precisa entender muito bem a história da empresa, o grande motivo pelo qual o negócio foi criado, e o qual…
Autor: Rafael Kenji
A jornada do empreendedor é repleta de desafios, desde a concepção da ideia a ser desenvolvida, até a captação de recursos necessária para escalar a empresa e expandir os negócios. Ao longo do processo de maturação da startup, os fundadores da empresa enfrentarão dificuldades que são mais facilmente enfrentadas com apoio de quem já passou pelo processo. Algumas parcerias estratégicas são muito importantes para a validação do produto da startup e desenvolvimento do negócio. – Empresas dispostas a validar o produto: Criar uma solução para problemas internos das grandes companhias, além de ser caro e arriscado, demanda tempo e deslocamento…
O mundo das startups é conhecido por sua velocidade, inovação e incerteza. Encontrar ocaminho para o sucesso em meio a esse ambiente desafiador demanda tempo e muitaexperiência, com falhas e mudanças de rota. Por esses motivos, os dois primeiros anos dasstartups são também chamados de “vale da morte”, quando mais de 80% das empresasencerram suas operações. Para conseguir ultrapassar esses momentos mais desafiadores, ascompanhias bem-sucedidas contam com o auxílio de pessoas que possuem um papel-chavena sua estratégia, os conselheiros. Existem dois tipos principais de Conselhos, o Conselho Consultivo e o ConselhoAdministrativo, sendo este último obrigatório para Sociedades Anônimas, as S.A.s,,…
Com a queda da inflação e o discreto aumento do poder de compra do brasileiro, os investidores ganharam uma nova perspectiva de retorno, com possibilidades em capital aberto e startups. As empresas que conseguiram ultrapassar o período da crise e escalar receita passaram a receber novos aportes desde o final de 2023 – ano de transição após grande volume de investimentos seguido de queda brusca e desconfiança do mercado. Para além de simples apostas, alguns setores ganharam maior visibilidade, devido ao retorno mais expressivo de crescimento e perspectivas de aceleração para 2024. Destaco cinco segmentos: Financeiro As fintechs, como bancos…
Para onde foram os unicórnios?
Revolução tecnológica: reflexões e expectativas
Healthtechs em 2024: quais os próximos passos do setor?
5 segredos para uma captação bem-sucedida
Insights que a crise dos investimentos trouxe para as startups
Na escolha da profissão, somos induzidos a tomar uma das decisões mais importantes de nossas vidas, influenciados por fatores como a estrutura familiar e arranjos coletivos. O que não é ensinado é que essa escolha feita tão jovens pode sofrer alterações, e que não há erro nenhum nisso. A trajetória profissional é repleta de mudanças e oportunidades que podem nos levar a novos horizontes.