Autor: Fabiano Nagamatsu

Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove, aceleradora indicada no Startup Awards Conselheiro na Osten Invest e Osten Games, e Alumni e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina. Indicado dois anos consecutivos entre os 3 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020, 2021 e vencedor do prêmio em 2022.

*Por Fabiano Nagamatsu A Gestão Inteligente é uma abordagem transformadora que combina planejamento estratégico, análise sistêmica e governança corporativa para impulsionar o crescimento acelerado das empresas. Ao fundamentar decisões em dados concretos e objetivos claros, a prática otimiza processos e promove uma cultura organizacional orientada para inovação e eficiência. O planejamento estratégico é a base da Gestão Inteligente, estabelecendo diretrizes claras para o desenvolvimento organizacional. O processo envolve a definição de metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais), garantindo que os objetivos sejam claros e atingíveis. A atribuição de responsabilidades é igualmente crucial, assegurando que cada colaborador compreenda o…

Leia Mais

Nos últimos anos, comunidades de startups e empreendedorismo tornaram-se pilares para inovação e networking, oferecendo mentoria, recursos e conexões valiosas. No entanto, como destacado em relatos recentes, nem todas as comunidades são benéficas. Muitos empreendedores caem em armadilhas que comprometem não apenas seus negócios, mas também seu patrimônio pessoal. Este artigo explora os riscos ocultos nessas comunidades e oferece estratégias práticas para evitá-los. Um dos golpes mais frequentes é a oferta de mentoria ou recursos em troca de participação acionária desproporcional. Alguns “mentores” exigem 10% ou mais de uma startup em estágio inicial sem oferecer suporte real. Segundo o Startup…

Leia Mais

*Por Fabiano Nagamatsu Nos últimos anos, comunidades de startups e empreendedorismo tornaram-se pilares para inovação e networking, oferecendo mentoria, recursos e conexões valiosas. No entanto, como destacado em relatos recentes, nem todas as comunidades são benéficas. Muitos empreendedores caem em armadilhas que comprometem não apenas seus negócios, mas também seu patrimônio pessoal. Este artigo explora os riscos ocultos nessas comunidades e oferece estratégias práticas para evitá-los. Um dos golpes mais frequentes é a oferta de mentoria ou recursos em troca de participação acionária desproporcional. Alguns “mentores” exigem 10% ou mais de uma startup em estágio inicial sem oferecer suporte real.…

Leia Mais

*Por Fabiano Nagamatsu A organização social pode ser representada por meio de grupos de indivíduos com interesses em comum. Com a popularização do espaço web, cada vez mais, as pessoas estão conectadas através de redes, que envolvem desde plataformas conhecidas como mídias sociais até sistemas voltados para o mundo corporativo, como o LinkedIn. Nas redes, é possível desenvolver habilidades como o networking. Além de conexões digitais, ele permite construir e manter uma rede física de contatos profissionais e pessoais, que compartilham interesses comuns e colaboram entre si. Essa prática envolve a troca de dados, conhecimentos e oportunidades de trabalho. Para…

Leia Mais

Sabemos que a inteligência artificial (IA) transformou-se numa das principais alavancas para o avanço tecnológico e econômico na era moderna. Para empreendedores, compreender e aplicar IA em seus negócios pode ser a chave para obter uma vantagem competitiva. A IA oferece ferramentas para otimizar operações, melhorar o atendimento ao cliente, personalizar serviços e desenvolver produtos inovadores. Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a capacidade de análise de dados em grande escala. Para as empresas, isso significa que decisões podem ser baseadas em insights precisos e em tempo real. Ao aproveitar esses recursos, os empreendedores podem identificar tendências de…

Leia Mais

Nos últimos anos, testemunhei uma transformação notável no papel das startups dentro do cenário econômico global. Diante das constantes crises financeiras, econômicas, pandêmicas e imobiliárias, estas organizações emergentes não apenas sobreviveram, mas também prosperaram, trazendo soluções inovadoras e adaptativas. Durante a crise financeira de 2008, quando os sistemas bancários tradicionais pareceram vacilar, observei o surgimento das FinTechs. Empresas como a Square e a Stripe redefiniram o setor financeiro com abordagens inovadoras para pagamentos e transações digitais. Suas soluções financeiras ágeis e acessíveis demonstraram ser um alicerce firme em momentos de incerteza econômica.  A pandemia de COVID-19 destacou ainda mais a…

Leia Mais

Antes de chegar ao modelo de negócio, primeiro, temos uma ideia. Identificamos uma demanda por um serviço ainda inexistente no mercado e nos propomos a executá-lo. O desafio é a definição correta de como desenhar nosso negócio de forma que ele se sustente e, principalmente, tenha lucro. Mais especificamente no caso de uma startup, essa definição precisa permitir que o lucro venha de forma escalável – que o mesmo modelo possa ser repetido para cada vez mais usuários sem a necessidade de aumentar os gastos operacionais.  É aí que as coisas se complicam. Por melhor que seja a ideia, se…

Leia Mais