Por Eduardo Gomes, presidente do conselho da Board Academy.
Atração de investidores: como conseguir dinheiro para alavancar um negócio?, conforme dados do Mapa de Empresas do Governo Federal. Esse número representa um aumento de 25,7% em relação a 2022. No entanto, apesar dessa realidade desafiadora, nosso país ainda ocupa a segunda posição no ranking de potencial empreendedor global, segundo o Monitor de Empreendedorismo Global (GEM), ficando atrás apenas da Índia. Ainda assim, essas taxas evidenciam que problemas financeiros e falta de investimentos adequados são grandes obstáculos à longevidade dos negócios.
Muitas companhias enfrentam dificuldades para atrair investimentos, o que reflete a desconexão entre centenas de empreendedores que buscam capital de forma inadequada e empresários que, por sua vez, procuram projetos com menos riscos e maior potencial de sucesso. Para garantir recursos financeiros não basta convencer o investidor: é essencial encantá-lo e demonstrar sólidos conhecimentos sobre a empresa e capacidade de execução dos projetos. Captar dinheiro vai muito além de prospectar ou vender parte do empreendimento a qualquer preço, pois envolve construir uma proposta que inspire confiança e promova o crescimento sustentável.
Caminho do meio
Seguir o “caminho do meio” é uma estratégia eficaz para atrair investidores, conforme destacado por João Kepler, renomado investidor-anjo brasileiro, empresário, palestrante, escritor e mentor com foco em startups e inovação. O conceito mencionado por ele refere-se a um equilíbrio dinâmico entre extremos, no qual é importante explorar ambos os lados antes de retornar ao centro. Essa abordagem visa evitar riscos excessivos para garantir que as decisões financeiras e empresariais sejam bem fundamentadas.
A proporção harmoniosa entre risco e segurança permite que empresários explorem oportunidades sem se expor a ameaças extremas, o que é especialmente atrativo para quem procura estabilidade em seus investimentos. Além desse equilíbrio e da adaptabilidade, essa é uma escolha que contribui para a resiliência, ação indispensável para quem visa retornos sustentáveis. Essa estratégia também favorece uma melhor compreensão do mercado, possibilitando decisões mais informadas e estratégicas. Ademais, promove a construção de relacionamentos sólidos entre as partes, ao demonstrar uma postura colaborativa e aberta a feedbacks.
Como atrair bons investidores?
Para atrair bons parceiros de negócios, é fundamental ter uma compreensão clara sobre como abrir a empresa para investimentos e captar recursos de maneira eficaz. Isso envolve não apenas saber se comportar em uma rodada de negócios, mas também ser capaz de projetar o futuro da companhia de forma convincente. Antecipar e resolver problemas que possam surgir ao longo do trajeto é outro ponto importante, pois quem investe valoriza os empreendedores que mostram capacidade de enfrentar desafios de maneira proativa.
Além disso, construir uma rede sólida de contatos e relacionamentos é imprescindível. Ser reconhecido como alguém que agrega valor e resolve problemas, em vez de apenas vender ideias, aumenta a confiança e o interesse dos investidores. Complementarmente, ter um plano de negócios bem elaborado e uma estratégia clara para o crescimento da empresa demonstra o potencial e o caminho para o sucesso.
Eduardo Gomes é presidente do conselho da Board Academy, EdTech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, independentes, fiscais e de administração de empresas.
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