A VTEX (NYSE: VTEX), plataforma de comércio digital para empresas e varejistas de alto nível, líder na aceleração da transformação do comércio digital na América Latina e agora em expansão global, anunciou hoje que, no dia 23 de julho de 2021, encerrou sua oferta pública inicial de 21.850.000 ações ordinárias de Classe A composta por 16.726, 702 ações ordinárias de Classe A oferecidas pela VTEX (incluindo 2.850.000 ações ordinárias de Classe A resultantes do exercício da opção dos subscritores de exercer o green shoe) e 5.123.298 ações ordinárias Classe A oferecidas pelos acionistas vendedores da VTEX, de acordo com uma declaração de registro efetiva no formulário F-1 protocolado junto à U. S. Securities and Exchange Commission (SEC) a um preço de oferta pública de US$ 19,00 por ação ordinária de Classe A.
As ações começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York em 21 de julho de 2021, sob o símbolo “VTEX”.
A VTEX pretende utilizar os lucros líquidos desta oferta para fins corporativos gerais, que podem incluir investimentos para o desenvolvimento de software, produtos ou tecnologias, investimentos na expansão internacional das suas operações, financiamento de futuras fusões e aquisições oportunas, ou investimentos em negócios complementares, e manutenção da liquidez.
“A era do software independente está chegando ao fim e o software conectado está crescendo. A VTEX está no centro desta revolução, ajudando as empresas a impulsionar a transformação do comércio digital e construir experiências personalizadas para seus clientes”, disse Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX. “A VTEX é a espinha dorsal do ecossistema do comércio digital com uma rede de empresas, consumidores, fornecedores e parceiros na América Latina e agora está ampliando esta visão globalmente. Acreditamos que nossa visão de plataforma única e conectada nos torna uma das principais escolhas para empresas que querem se transformar e se tornar digitais”.
Sobre a entrada dos Fundos Constellation, Softbank, Tiger Global e Long Pine Mariano informa que já estava prevista e quando a ação foi concretizada, a VTEX ficou muito satisfeita com o resultado “Nós tínhamos interesse que eles reinvestissem, é claro, e ver essa confirmação nos deixou muito felizes. Eu acredito que a valorização da VTEX veio, principalmente, do reconhecimento do nosso trabalho e dos sólidos resultados que apresentamos em nosso F1.”
Mariano Gomide de Faria, co-CEO da VTEX acrescentou: “A VTEX está liderando o caminho para que a América Latina se torne referência mundial para o comércio digital para grandes empresas. Nosso IPO representa mais um passo em nossa jornada à medida que continuamos expandindo a nossa presença global e também representa uma enorme conquista para a região da América Latina. Com nossa listagem pública, esperamos inspirar os empresários dos mercados emergentes a continuar a subir o nível da indústria mundial de software”.
E sobre o futuro da VTEX e nova metas a serem atingidas revelou que ” Nossa meta é ganhar momentum e crescer nos mercados que já estamos presentes, por isso temos como principal objetivo investir em pessoas e em R&D. A nossa próxima fase é ser uma plataforma no sentido de viabilizar conexões entre todos os participantes da rede de comércio digital. E vamos crescer organicamente, contratando talentos de vendas, marketing e de produtos, para ser a plataforma de referência na América Latina. Também vamos criar as condições para começar o ‘momentum’ fora da América Latina. Inicialmente na Europa e nos Estados Unidos serão nosso foco no médio-prazo.”
Durante a última década, os gastos com e-commerce aumentaram para US$3,0 trilhões e, de acordo com informações da Insider Intelligence, devem dobrar para US$6,0 trilhões nos próximos cinco anos. A América Latina foi a região que mais cresceu no comércio digital no mundo em 2020, com aproximadamente 37% de crescimento em 2020, com aproximadamente 6,2% de penetração, o que representa um mercado grande e ainda pouco explorado.
A VTEX, que opera em 32 países, tem sido o fornecedor de escolha para numerosas empresas da Fortune 500 na América Latina e agora está se tornando o fornecedor global de comércio digital para marcas como Whirlpool, AB InBev e Motorola. A VTEX conecta uma rede complexa de empresas, consumidores, fornecedores e parceiros de fulfillment, e oferece uma solução para as empresas com recursos completos e prontos para uso que oferecem um time-to-revenue sem precedentes, com uma grande variedade de opções de personalização que capacitam as empresas a construir experiências únicas para os clientes e sem complexidade.
Foto de destaque: Mariano Gomide de Faria e Geraldo Thomaz fundadores da VTEX. (Crédito/ NYSE).
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