* Por Eduardo Tardelli
Devido a um mercado competitivo e muito dinâmico, que passa frequentemente por mudanças graças ao intenso avanço tecnológico, empresas de todo o país – na verdade, o ambiente corporativo com um todo – precisam estar atentos a diferentes tipos de políticas regulatórias para garantir que suas atividades estejam de acordo com as legislações vigentes.
Neste cenário, a implementação de metodologias como a GRC (governança, risco e compliance) ganha um papel de destaque por ajudar instituições a otimizarem atividades, evitando redundâncias e conflitos em processos internos de tomada de decisão.
Como inserir o GRC no ambiente corporativo?
Com isso, alguns podem estar se perguntando: como posso colocar a GRC em prática na minha empresa? Como primeiro passo, é indicado fazer uma revisão de todos os processos da companhia que são relativos à governança, risco e compliance.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Na etapa seguinte, com os dados obtidos, deverá ser criado um plano de ação para implementar novas políticas e criar mecanismos de controle interno.
E, claro, após isso, será importante explicar para a equipe o porquê das novas mudanças. Quando tudo estiver bem definido, é o momento de comunicar os valores e objetivos a todos os envolvidos com a empresa. Afinal, é preciso que todos estejam na mesma página para que a organização continue crescendo, e evitando possíveis percalços, como casos de fraudes e até corrupção.
A adoção da metodologia GRC pode ajudar diversos tipos de negócios a crescerem com estabilidade e segurança, conquistando, inclusive, mais credibilidade para seu mercado de atuação. Caso você não tenha pensado em adotar práticas como essa no seu dia a dia, é hora de correr atrás do prejuízo!
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.