A Amazon anunciou esta semana o Amazon One, tecnologia que conecta a impressão da palma da mão a um cartão de crédito, com o objetivo de facilitar e inovar o setor de pagamentos.
Segundo Dilip Kumar, vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, “o serviço é projetado para ser altamente seguro e usa algoritmos e hardware personalizados para criar a assinatura de palma exclusiva de uma pessoa”.
De início, a tecnologia estará disponível em lojas selecionadas do Amazon Go, que não têm caixas. Para isso, o Amazon One será adicionado ao portão de entrada da loja e os consumidores poderão utilizá-lo para realizar as compras.
Primeiramente, o cliente interessado deve se inscrever na loja utilizando um dispositivo Amazon One. Assim, após inserir o cartão de crédito e passar a palma da mão sobre o dispositivo, o consumidor deve seguir as instruções para associar o cartão à assinatura exclusiva da palma que está sendo criada, em tempo real, pela tecnologia de visão computacional da empresa. Ele poderá escolher inscrever um palma ou ambas.
Após esse processo, todas as vezes que o cliente for na loja ele poderá entrar posicionando a palma da mão acima do dispositivo Amazon One, na entrada, por cerca de um segundo ou mais.
“Na maioria dos ambientes de varejo, o Amazon One pode se tornar uma opção alternativa de pagamento ou cartão de fidelidade com um dispositivo no caixa ao lado de um sistema de ponto de venda tradicional. Ou, para entrar em um local como um estádio ou crachá para funcionar, o Amazon One pode ser parte de um ponto de entrada existente para tornar o acesso ao local mais rápido e fácil”, explica o vice-presidente.
Ainda segundo a empresa, o reconhecimento de palma foi escolhido para esse novo projeto pois é mais privado do que algumas alternativas biométricas já que não é possível determinar a identidade de uma pessoa olhando para a imagem da palma da mão. “Também requer que alguém faça um gesto intencional, colocando a palma da mão sobre o dispositivo a ser usado. E é sem contato, o que acreditamos que os clientes irão apreciar, especialmente nos tempos atuais. Em última análise, o uso da palma da mão como identificador biométrico coloca os clientes no controle de quando e onde usam o serviço”, afirma a Amazon em comunicado.
Sobre os dados do cliente, a empresa afirma que o Amazon One foi projetado para ser altamente seguro. Assim, além de ser protegido por vários controles de segurança, as imagens da palma da mão nunca são armazenadas no dispositivo Amazon One. Elas são criptografadas e enviadas uma área segura em nuvem. O cliente também pode solicitar a exclusão de seus dados biométricos quando quiser.
Por fim, Kumar diz que a Amazon pretende adicionar o Amazon One como uma opção em outras lojas da Amazon nos próximos meses. Além disso, a empresa planeja oferecer o serviço a terceiros, como varejistas e prédios de escritórios.