O Agibank, banco digital omnichannel, acaba de anunciar a Vinci Partners como novo sócio do banco, após rodada de captação primária de equity no mercado.
A operação, no valor de R$ 400 milhões, que confere participação minoritária à gestora de recursos, fará o capital da instituição ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão e impulsionará o seu crescimento, ampliando os investimentos em tecnologia para consolidar uma plataforma “one stop shop” omnichannel para o cliente 50+, foco central da sua estratégia de atuação.
O banco, que vem registrando crescimento dos ativos na ordem de 43,7%, nos últimos 5 anos, iniciou esse processo de captação de recursos meses atrás, elegendo a Vinci pela sinergia de propósitos e visão de longo prazo. “Temos a felicidade de anunciar o resultado dessa rodada de investimentos primária, que foi exitosa do ponto de vista estratégico e também por colocar a Vinci como nossa parceira, compartilhando do mesmo entendimento sobre o negócio e visão de longo prazo”, comenta Marciano Testa, CEO do Agibank.
Com o aporte, o banco digital pretende acelerar a expansão dos seus canais e produtos, tornando todas as jornadas de atendimento cada vez mais digitais, fortalecendo também a sua estratégia de banco de relacionamento omnichannel e disponibilizando uma plataforma de serviços baseada no conceito “one stop shop” para o público 50+.
Em números, isso se traduz em um mercado endereçável de 50 milhões de pessoas, que cresce 10% todos os anos. “Nós queremos transformar o Agibank no melhor banco pagador de salários para o público 50+ e dar acesso a uma plataforma de serviços agregadora para esse público, para o qual a nossa proposta de valor é imbatível e sustentável a longo prazo”, acrescenta Marciano.
Uma evidência disso é o NPS (Net Promoter Score) de 80 pontos conquistado recentemente junto aos clientes 50+ que recebem salário no Agibank, que já correspondem a 75% da base atual. Com R$ 2,8 bilhões de ativos e confortáveis posições de liquidez e capital, o Agibank registrou um lucro líquido de R$ 38,7 milhões no primeiro semestre de 2020 – crescimento de 178,4% em relação ao mesmo período do ano anterior – e retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) de 21,9%, além de retorno sobre o ativo médio (ROAA) de 4,3%.
Para a Vinci, o alinhamento de valores esteve presente desde os primeiros contatos com o Agibank. “A Vinci está muito entusiasmada em colaborar com a próxima etapa de crescimento do Agibank. Identificamos no banco uma visão estratégica única, uma forte cultura centrada no cliente e um histórico muito consistente de resultados. Esperamos poder contribuir na construção de um banco sem paralelo”, afirma Gabriel Felzenszwalb, sócio da Vinci Partners.
Com atuação em todo o território nacional, o banco que atendeu em seus diferentes canais mais de 2,7 milhões de clientes, prevê impulsionar ainda mais a sua atuação. “Junto com a Vinci daremos continuidade a nossa trajetória de crescimento no patamar de 30% ao ano por um longo período, consolidando a nossa atuação como banco de relacionamento, com portfólio e proposta de valor completa para o nosso target, contribuindo ainda para a alfabetização financeira e inclusão digital dessas pessoas”, reforça Marciano.
Por falar em digitalização dos 50+, a instituição alcançou índice de uso de canais digitais na ordem de 45%, frente a uma média global de 8%. Recentemente, também abriu as portas da sua antiagência, a primeira loja conceito da marca, com experiência totalmente voltada para esse público, oferecendo uma jornada totalmente digital até no ponto físico. “Vamos criar uma plataforma para os 50+ e consolidar a nossa atuação nesse mercado, transformando de fato o dia a dia dessas pessoas”, finaliza o CEO.
A assessoria para o Agibank durante toda a operação, que será submetida para aprovação do Banco Central, foi do banco de investimento Goldman Sachs.