* Por Leila Santos
Ao passo que um novo ano se aproxima, o exercício de identificar as possíveis tendências tecnológicas e fazer previsões para a evolução do setor de tecnologia é inevitável para quem acompanha e se interessa por esse segmento. Atualmente, o mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e complexo – os reflexos da pandemia ainda são sentidos em diversos campos de atuação, e em tempos incertos como os que vivemos, projetar o futuro pode ser uma tarefa arriscada. Porém, há de se ressaltar que existem setores da economia que remam contra essa maré, e é inegável que as expectativas para o mercado de TI são particularmente otimistas.
Segundo a Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI, publicada em julho desse ano, o crescimento do setor foi de 22% no terceiro semestre, e se espera ainda que, até o final de 2022, a alta seja de 23,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados revelam que a tendência de adoção das ferramentas tecnológicas modernas, como os sistemas de gestão e a automação em indústrias e escritórios, é uma realidade crescente, e que deve continuar impactando o ambiente corporativo significativamente. Nesse cenário, não há dúvidas de que a perspectiva para a tecnologia em 2023 é positiva.
Tendências que devem se fortalecer a tecnologia
Observando algumas tecnologias específicas, fica claro que a mudança para a computação em nuvem seguirá acontecendo. Se trata de uma tendência de longo prazo que não dá nenhum sinal de desaceleração. Isso se deve ao fato de que o armazenamento em nuvem permite que as organizações escalem, mantenham a flexibilidade e concentrem seus esforços nas operações de negócios – não no gerenciamento de infraestruturas complexas de TI.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Os grandes projetos de automação em indústrias, escritórios, no setor de saúde e em tantos outros segmentos devem prosseguir crescendo em 2023. As vantagens comumente atribuídas à automação incluem o aumento da produtividade, uso mais eficiente de recursos, segurança aprimorada e prazos de entrega dos serviços e produtos reduzidos. De fato, nada indica que a automação não seguirá como uma tendência forte no próximo ano – muito pelo contrário. Em um momento em que as organizações procuram formas de reduzir custos e produzir mais, a automação deve ganhar ainda mais notoriedade como solução para essa demanda.
Os sistemas de gestão e a crescente adesão ao Data Driven
As organizações mundo afora estão cada vez mais inseridas no conceito de Data Driven. Um modelo de gestão baseado em dados é aquele que sustenta toda a tomada de decisão em informações concretas e analisadas. Com os avanços tecnológicos, a importância dos dados e análises adequadas não podem mais ser ignoradas; o uso ativo de dados se tornou o vetor de uma transformação que conduz as organizações para melhores resultados.
Nesse contexto, a evolução dos sistemas de gestão integrada reserva grandes expectativas para os próximos anos. Essas tecnologias estão em constante desenvolvimento – novas aplicações e funcionalidades devem ser integradas aos sistemas à medida que mais indústrias adotam as soluções tecnológicas voltadas à gestão de negócios. A implementação dos sistemas de gestão é uma condição essencial para a disseminação do Data Driven no mundo dos negócios, logo, espera-se que a adesão das empresas à essa tecnologia seja ainda maior nos próximos anos.
Por fim, observando o contexto da economia brasileira e levando em consideração a profunda transformação que a digitalização dos processos está provocando na sociedade como um todo, pode-se concluir que os sinais são positivos para o avanço da tecnologia em 2023. O desafio da falta de mão de obra especializada é uma preocupação importante, porém as iniciativas de instituições públicas e privadas de oferecer cursos profissionalizantes para que mais pessoas tenham oportunidades no mercado de TI são – além de ações elogiáveis – são indícios de que a escassez de mão de obra pode diminuir. Assim, considero que 2023 será um ano de muitas oportunidades para as empresas brasileiras de TI.
* Leila Santos é Sócia Diretora da Actionsys. Entusiasta de tecnologia, com mais de 14 anos de atuação na área, e graduada em Administração de Empresas.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.