Por Carol Strobel
Um dos maiores mitos sobre startups é acreditar que elas devem escalar desde o início. Criar um negócio de tecnologia não é apenas lançar um produto e esperar que o público venha correndo. É preciso suar a camisa e conquistar os primeiros usuários manualmente, como publiquei há algum tempo em outros artigos por aqui: “10 passos para conquistar os primeiros clientes de startups B2B” e “8 dicas para adquirir clientes no modelo B2C”. A aquisição dos primeiros clientes é bastante manual, pouco escalável, e exige muito esforço.
O time fundador é a peça-chave para fazer a startup decolar, principalmente nos primeiros meses de operação. É um trabalho árduo, que exige uma dedicação extraordinária. Não dá para ter preguiça, muito menos timidez! E mesmo que, no início, os resultados financeiros pareçam insignificantes, um crescimento de 10% por semana pode trazer números surpreendentes em pouco tempo. Celebre cada cliente como uma vitória!
Aqui vai uma recomendação, especialmente para aqueles que se utilizam de publicidade digital: anúncios pagos podem mascarar a validação do seu produto. E a validação é fundamental para você sentir a reação verdadeira do mercado perante a sua solução. Por isso, ter um contato mais próximo dos clientes no início é importante, justamente para coletar insights reais. Melhor errar no início e recomeçar do que achar que está acertando e errar no final.
Não esqueça…o segredo está em encantar os usuários desde o começo. Ofereça uma experiência incrível e faça com que eles se sintam sortudos por terem escolhido sua startup. E lembre-se: o envolvimento direto com os usuários é essencial em todas as fases de uma startup, o que realmente faz a diferença não é o produto, mas sim a experiência do cliente.
Cuidado para não cair na armadilha de buscar a perfeição desde o início. O MVP (Produto Mínimo Viável) precisa resolver o problema de forma eficiente, mesmo que de maneira manual (dá uma olhada nesse vídeo aqui, que, com muito humor, mostra que o produto não começa com a sua melhor versão, tem muito trabalho manual até chegar ao mágico.). Não gaste energia buscando a perfeição, é um erro comum! Aprenda com o feedback dos usuários e evolua gradualmente.
É importante desmistificar a ideia glamourosa e romântica da startup. No início, é necessário trabalhar duro em duas principais frentes: construção do produto e realização de tarefas não-escaláveis. Mas, não se preocupe! Com o tempo, e um plano de investimentos adequado, você conseguirá escalar o seu modelo.
É isso mesmo, a startup começa de forma não escalável.
Lembre-se de que toda empresa tem um começo frágil. Acredite no potencial da sua startup. Acredite no sucesso e não desanime com os obstáculos. Aproveite a vantagem de ser pequeno e use o diferencial competitivo de que você pode oferecer serviços de maneira que grandes empresas não conseguem.
Siga em frente, voe alto e conte comigo nessa jornada!
Carol Strobel é sócia fundadora da Antler no Brasil e sócia operacional da Redpoint eventures, com mais de 20 anos de experiência em investimentos em tecnologia, construção de negócios e projetos de transformação digital. Foi diretora da Intel Capital para a América Latina por mais de uma década e diretora de inovação de empresa de capital aberto. Consultora digital reconhecida e conselheira de empresas de capital aberto.
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