* Por Leandro Sobrinho
Os propósitos de uma empresa nem sempre precisam ser vinculados a algo social ou ambiental, mas sim a um objetivo que gere engajamento e direcionamento da empresa. “Quando comecei meu primeiro negócio, confesso que pensava no propósito de fazê-lo dar certo, ser lucrativo, mantendo meu empreendimento vivo. Com o passar do tempo passei a entender que essa era a consequência”, declara.
Segundo Leandro, sua buscar era por propósitos que dessem origem a pilares direcionadores, que envolvessem toda a equipe de trabalho e atingissem os clientes, deixando claro o posicionamento da empresa. “Como uma ilustração dentre ramos de negócios que atuei, passei pelo mundo ótico, então desmistificar os óculos como algo relacionado a saúde (óculos de grau) apenas, ou os simples óculos de sol, então nosso propósito era apresentar óculos como item de moda, pois os acessórios de moda combinam com diferentes momentos, esportivo, casual, fashion, cores ousadas, tudo de acordo com a ocasião, ou seja, incentivar os clientes a terem diversos modelos e direcionar a estratégia comercial da equipe”, explica.
Com uma de suas empresas operando no setor de investimentos imobiliários nos Estados Unidos, Leandro atualmente tem o objetivo de atuar em bairros mais antigos. “Levar a modernidade de novas construções para esses bairros. É motivador ver a reação da vizinhança quando casas velhas, largadas, são demolidas dando lugar a novas e modernas, esse impacto é motivador, ver o resgate da beleza arquitetônica da vizinhança”, comenta, com brilho nos olhos.
O empreendedor afirma que isso motivou os atuais moradores a também atualizarem suas casas, atraiu novos investimentos comerciais, mas isso não quer dizer que esse será o propósito eterno da sua empresa. “O propósito deve estar relacionado ao resultado. Eu adoro atuar em bairros antigos, mas o farei enquanto trouxer resultado para minha empresa. Se em algum momento não for mais positivo financeiramente, terei que me adaptar, ou seja, o propósito serve para potencializar o direcionamento e os resultados”, alerta.
O empresário revela que é necessário saber onde você quer chegar e quais são as ferramentas necessárias, mas seu objetivo precisa estar alinhado à identidade da sua companhia. “O propósito passa a impactar o mercado quando tem conexão com a identidade da empresa e, de alguma forma, transborda expectativas. Um exemplo recente é o do Facebook, que em outubro do ano passado anunciou a mudança do nome da empresa para META, direcionando a atenção para a nova estratégia comercial da companhia, que é tornar-se uma empresa de Metaverso. Isso impactou diretamente o mercado, fazendo diversas empresas olharem para esse universo com muito mais atenção”, relata.
Segundo Leandro, o propósito de uma empresa deve guiar o empreendedor e sua equipe. “Se o propósito realmente for verdadeiro, estará implícito no negócio. Isso não significa que é errado ter um propósito com um viés que se conecte à estratégia de marketing, assim como o próprio Facebook fez ao mudar o nome da empresa para META visando impulsionar seu novo objetivo. Propósito é gerar algum valor para sua companhia, é o combustível motivacional do negócio”, finaliza o empreendedor.
* Leandro Sobrinho é empreendedor e apaixonado por gestão.