* Por Renan Georges
O avanço do coronavírus colocou o mundo em alerta. Não apenas pela importante questão de saúde pública, mas pelos impactos que colaterais que causa no sistema financeiro. Uma pequena amostra disso pôde ser vista nas últimas semanas aqui no Brasil, com a alta do dólar e queda na bolsa de valores.
Este cenário não desafia apena
Lidar com finanças nunca foi o forte dos brasileiros. Segunda pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), cerca de 60% dos brasileiros nunca teve contato ou realizou qualquer tipo de investimento. Se em situação normal os brasileiros já dependem de especialistas para auxiliarem na gestão de suas carteiras e garantirem boas rentabilidades
É principalmente neste momento, que as plataformas de investimentos se tornam grandes aliadas destes profissionais, para que façam uma gestão inteligente e totalmente online.
Além de consolidar investimentos por meio de conexões interbancárias, ainda é possível ter uma visão do share of wallet dos clientes, extrair relatórios inteligentes, insights de negócios, entre outros benefícios que a tecnologia e o machine learning são capazes de fornecer, aumentando a eficiência do trabalho do assessor e consequentemente o ganho do investidor final.
Não há dúvidas de que os próximos meses serão desafiadores para todos. Entretanto, também representam uma oportunidade única para aqueles que ainda não utilizam recursos digitais para administrarem suas carteiras. Com as ferramentas certas e um especialista de confiança para utilizá-las, seus investimentos sobreviverão a este cenário conturbado e certamente trarão bons retornos no futuro.
* Renan Georges é economista e fundador do Fliper, plataforma de consolidação automatizada de investimentos.