* Por Marcelo Navarini
Desde 2020, foram muitas as pessoas que encontraram no empreendedorismo o caminho para seguir com as contas em dia, frente às oscilações inesperadas e ao número de desempregados devido à pandemia. Essa reconfiguração transformou o mercado e, atualmente, os microempreendedores individuais representam cerca de 56,7% do número total de empresas brasileiras de acordo com dados do Simei.
No entanto, não foi só por causa do período de instabilidade econômica que as pessoas optaram por abrir um negócio próprio, já que a aceleração das soluções tecnológicas e entrada de novos canais de vendas , como Shopee e Aliexpress, contribuíram muito para esse crescimento.
Em 2021, a Shopee anunciou ter mais de 1 milhão de vendedores brasileiros, um número incrível para um player com tão pouco tempo no mercado do país. Diferente de outros períodos de recessão, que também apontaram um crescimento de empreendedorismo por necessidade, essa nova onda promete ser mais contínua, porque os novos empreendedores estão mais preparados para se estabelecer no mercado por conta das inúmeras soluções de gestão disponíveis, e a própria curva de amadurecimento do mercado.
Neste cenário, a área que mais cresceu foi a do empreendedorismo digital, com e-commerce, marketplace e social commerce, entre outros nichos. As empresas que colaboram para a gestão dos negócios e outros pontos da jornada, também passaram a se preocupar com o aperfeiçoamento profissional de seus clientes.
Com o mercado, consumidores e plataformas cada vez mais exigentes, qual o caminho para se destacar nas vendas on-line, visto que há muita concorrência? Acompanhando de perto clientes que buscam se destacar no empreendedorismo digital, pude constatar uma resposta para esse questionamento: a capacitação. A meu ver, a profissionalização, com conhecimento aplicado, se faz cada vez mais necessária no ambiente digital.
Hoje, com a facilidade proporcionada pela tecnologia, ficou muito mais fácil trocar experiências e aprender com quem obteve sucesso nesse segmento de vendas. Além disso, as próprias plataformas de compras on-line estão investindo tempo e recurso para capacitar vendedores que buscam impulsionar seus negócios. É o caso da Shopee, que mencionei anteriormente que, junto com o Bling, lançou um curso on-line e gratuito direcionado ao segmento de micro e pequenas empresas, justamente para ensinar empreendedores brasileiros a venderem seus produtos pela internet. Ações como essas contribuem ainda para fidelização entre cliente e empresa, funcionando, inclusive, como estratégia de marketing.
Portanto, o momento é oportuno para quem quer começar um negócio, já que há ferramentas, cursos e profissionais experientes, que já enfrentaram as dores no começo do e-commerce no Brasil, dispostos a ajudar os novos empreendedores que estão dando seus primeiros passos no mercado digital. Além disso, essa nova geração também chega mais adaptada às inovações, porque cresceu na era da internet, o que facilita o desempenho ao usar as novas ferramentas tecnológicas.
Vale ressaltar que o público consumidor não quer apenas comprar. Hoje, buscam por uma experiência completa, querem dialogar com as marcas por meio das redes sociais e têm, inclusive, o poder de comparar produtos e serviços de empresas diferentes em poucos cliques, ou seja, o consumidor detém o poder durante todo o processo de venda. Por esses motivos, investir na profissionalização e estar atento às exigências do consumidor são condições fundamentais para o novo empreendedor prosperar no mundo dos negócios e atingir sucesso com a sua empresa.
Marcelo Navarini é COO do Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb. O executivo é Administrador e Mestre em Economia Internacional. Antes do Bling, Navarini atuou como Investment Officer na CRP Cia de Participações, em transações de Venture Capital e Private Equity, além de outras experiências em empresas do setor financeiro e de bens de consumo. Atualmente acumula, também, o cargo de Diretor de Operações da Pagcerto.