* Por Luana Horchuliki
O novo coronavírus chegou e muito se tem discutido sobre medidas para reduzir a propagação do vírus. Milhares de empresas estão tomando medidas preventivas, visando o bem estar de seus profissionais. O trabalho remoto se tornou a melhor opção, mas muito ainda vem sendo discutido sobre como manter os níveis de produtividade das equipes. Um dos setores mais afetados foi o RH, sem dúvida, que, além de se ter a missão de garantir a saúde dos colaboradores, ainda precisa lidar com as novas contratações remotamente.
Mesmo sem vivenciar o escritório, é possível apresentar a cultura da empresa de maneira vivencial. O time de recrutamento pode organizar um bate papo com algum funcionário, incluir um par no momento da entrevista. Apresentar a empresa durante a dinâmica, utilizar vídeos institucionais no momento de nutrição de candidatos. A dica para os recrutadores é não se assustarem com o remoto, é possível fazer recrutamento e seleção à distância sem perder qualidade, é questão de se adaptar e reaprender.
O distanciamento social veio para mostrar que, sim, é possível recrutar e selecionar pessoas de maneira remota usando a tecnologia como aliada sem perder a humanização e inovar nossa área de recursos humanos. Levantamento realizado pela Kenoby entre março e abril deste ano, e que contou com a participação de mais de 1300 profissionais da área de RH mostra que, 90% dos profissionais acreditam que o trabalho home será o futuro das empresas.
É um momento de cautela sem dúvida alguma. Porém, ainda teremos processos seletivos acontecendo, tudo depende da estratégia adotada pela empresa. É fundamental que a área de R&S esteja preparada para atuar de maneira eficaz, ágil, e precisa ser, mais do que nunca, protagonista. Somos responsáveis pelo bem estar das pessoas, da cultura de nossa empresa, e claro pelos empregos.
Falamos muito sobre o novo RH, aquele mais conectado com o negócio e estratégico e esse é momento de colocar em prática e mostrar que somos de fato. Para ajudar os profissionais a se organizarem, remotamente ou não, sobretudo nesse tempo de crise, uma série de dicas podem otimizar os processos diariamente.
Reavalie seus processos
Aproveite o momento para analisar os principais problemas das equipes, revise os indicadores e pense qual a melhor forma de solucionar esses problemas. Tente olhar de fora e pense: será que seus processos de recrutamento estão otimizados da melhor forma e utilizando a tecnologia ao seu favor? O quanto isso tem colaborado nesse momento para o trabalho remoto?
A tendência é que, cada vez menos, as pessoas precisem se deslocar para postos de trabalho e, por isso, precisamos cada vez mais transformar a nossa forma de recrutar para nos adaptarmos a esse tipo de realidade.
Transformação digital
Ainda falando sobre quanto a tecnologia pode ser usada a nosso favor, analise os pontos mais críticos e procure uma solução tecnológica para eles. Será que seus processos estariam melhores nesse momento com a ajuda da tecnologia?
A transformação digital chegou e as empresas que já são aderentes, saíram na frente durante essa crise. O recrutamento, por exemplo, pode continuar sendo feito à distância e possibilitam a aplicação de testes online, análise de currículos automática, entrevistas por vídeo e muitas outras funcionalidades.
Repense os benefícios que a sua empresa oferece
Quando se fala em benefícios para os colaboradores, logo surgem os problemas com budget. Mas, e se você pudesse oferecer benefícios que não custam quase nada? O trabalho remoto, por exemplo, é um método que a muitas das empresas já tem usado para recrutar novos profissionais, mas o home office também é uma opção para aqueles que trabalham diariamente alocados na empresa.
Caso não seja possível, em cargos mais operacionais e que dependem de recursos específicos, repense sobre folgas como uma bonificação para os profissionais. Além de melhorar os níveis de produtividade, você também melhora a retenção de talentos.
Adquira novos conhecimentos
Durante este período de crise, é importante que os profissionais se mantenham atentos às informações. Por isso, é uma boa oportunidade para colocar os conhecimentos em dia e se especializar. Existem uma série de conteúdos sobre o setor, gratuitas, que podem solucionar as dores da sua empresa.
* Luana Horchuliki, ex-Ambev, é atualmente diretora de Gente & Performance da Kenoby, software de recrutamento e seleção, residente no Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina.