O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 58 milhões para a WEG Drives e Controls (WDC), como parte do Programa BNDES Mais Inovação. O objetivo é desenvolver tecnologias avançadas e sustentáveis, alinhadas com os princípios da Indústria 4.0.
O plano de inovação da WEG, com um investimento total de R$ 69,5 milhões, abrange 45 projetos distribuídos em cinco áreas tecnológicas. Entre os principais projetos estão:
Robô logístico autônomo (AMR): Desenvolvimento de um robô capaz de transportar cargas de até 500 kg, projetado para otimizar operações na indústria.
Tecnologias de movimento e controle: Criação de novos produtos para melhorar a precisão e eficiência em sistemas de Motion & Control.
Sistemas críticos de energia: Equipamentos focados em alto desempenho e eficiência energética.
Automação avançada: Integração de tecnologias digitais para reduzir o uso de materiais não recicláveis, aumentando a sustentabilidade dos processos.
A iniciativa está alinhada com a nova política industrial do governo federal, que visa tornar as empresas brasileiras mais competitivas e inovadoras. “Nosso objetivo é fortalecer as empresas nacionais, desenvolvendo tecnologias que aumentem a produtividade e a competitividade”, disse Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
André Menegueti Salgueiro, diretor de Finanças e Relações com Investidores da WEG, destaca a importância do apoio do BNDES. “Esta parceria fortalece nosso compromisso com a transição energética e o avanço tecnológico no Brasil”, afirmou.
O plano também tem um forte enfoque na sustentabilidade. “Desenvolver produtos e processos com maior eficiência energética ajuda a reduzir emissões de carbono e promove a expansão das exportações brasileiras, gerando empregos e renda”, explicou José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!